Basta aplicar uma camada sobre uma peça de madeira e deixá-la no sol por algum tempo, até que os cupins abandonem o local. Depois, não é necessário limpar, apenas polir com um pano macio. Outro veneno para cupim não muito eficiente para grandes infestações, mas, útil para os estágios iniciais da praga.
ácido bórico
Para não ter imprevistos com os cupins, o ideal é evitar a estocagem inadequada de madeira e seus derivados, principalmente em locais úmidos, além de vistoriar periodicamente rodapés, móveis, forros, esquadrias e outras estruturas de madeira.
A melhor forma de evitar uma infestação de cupins é proteger a madeira com produtos específicos, como o Penetrol Cupim. Este produto tem ação inseticida é de fácil aplicação e seca completamente em 24 horas, permitindo tratamentos posteriores como pintura ou envernizamento.
Seus ninhos são estabelecidos, em geral, mais próximos ao solo, e os cupins deixam rastros por onde se movimentam, pois constroem túneis que deixam marcas no chão e nas paredes. Seu ataque é muito mais agressivo, pois não se resume a uma peça. Além disso, a colônia tem milhares de indivíduos.
2° • CHAPAS DE MDF SÃO IMUNES A CUPINS. No processo de fabricação das chapas de MDF, os painéis são prensados em alta temperatura. Isso elimina todos os insetos do material, inclusive o cupim. ... Defina isso antes de comprar as chapas de MDF, Aglomerado ou Compensado.
CARACTERÍSTICAS GERAIS. Características sensoriais: cerne e alburno distintos pela cor, cerne vermelho-claro tornando-se vermelho-escuro com o tempo; sem brilho; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade alta; dura ao corte; grã direita; textura fina.
A madeira de lei do pau ferro é muito dura, provavelmente a mais densa e pesada das Américas; alguns chamam-na de "ébano" brasileiro; esta densidade altíssima faz com que a espécie, especialmente em parques, seja constantemente atingida por raios. Era utilizada na confecção de tacapes.
Conheça agora algumas das espécies de madeira maciça altamente recomendadas para o uso em móveis para espaços externos.
Ipê (Tabebuia) DENSIDADE: madeira altamente densa, com 13% de umidade tem 1.
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.
Dalbergia melanoxylon
Principais madeiras de lei
Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.
MDF
Os 7 Melhores Guarda-Roupas em 2019
Os 5 Melhores Guarda-Roupas de Casal em 2018
Embora derivem das mesmas espécies de madeiras reflorestadas (pinus e eucalipto) e sejam fabricadas pelo mesmo processo e com idêntica tecnologia, o Medium Density Fiberboard (MDF) tem seu miolo composto por fibras de madeira e o Medium Density Particleboard (MDP) é feito com partículas de madeira.
Outras formas
O MDP é mais limitado por ser empregado na fabricação de móveis de linhas retas, como prateleiras e divisórias pela dificuldade de usinagem. Sua falta de aproveitamento, no entanto, é compensado pelo custo, que chega a ser 10% a 30% mais barato se comparado ao MDF.
Qual material escolher: aço ou madeira? Gabinete de aço: como o gabinete da cozinha é um lugar úmido, esse tipo de armário é a melhor opção por conta da durabilidade. O design costuma ser moderno, além de ser mais fácil de limpar. Gabinete de madeira: o material mais comum é o MDP.
O “BP” é um tipo de revestimento tratado com tecnologias específicas para dar maior resistência ao móvel. Consiste em uma lâmina melamínica (um tipo de plástico muito resistente) prensada à um chapa de MDF/MDP através de um processo de Baixa Pressão (daí o nome/abreviatura de BP).