Matus desenvolveu uma proposta conceitual e metodológica intitulada Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contempla um conjunto de métodos a serem utilizados nos diversos momentos do processo de planejamento, quais sejam, o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional.
Matus (1993) afirma que, no planejamento normativo, os problemas podem ser resolvidos pela normatização, pois diz res- peito a problemas bem estruturados ou os considera como tal. O planejamento estratégico situacional refere-se a problemas so- ciais, portanto, problemas quase estruturados que requerem ação criativa.
O planejamento tradicional projeta o futuro como um dever ser único, produto de um cálculo voluntarista sem processamento dos problemas de viabilidade política que acarreta.
I) Planejamento Estratégico Situacional - é voltado para fazer projeções (ideia de futuro) sobre o futuro da organização. Mesmo com o Planejamento Estratégico definido, a empresa é capaz de flexibilizá-lo e fazer todas as mudanças necessárias para as práticas do mercado.
Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo.
Resposta Correta LETRA C: O planejamento normativo é concebido a partir de sete fases bem delimitadas: 1 – Diagnóstico: conhecimento do Sistema como um todo; 2 – Determinação dos objetivos; 3 – Estabelecimento de prioridades; 4 – Seleção dos recursos disponíveis; 5 – Estabelecimento do plano operacional; 6 – ...
De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula. ... O plano curricular ou de ensino constitui-se no referencial com os fundamentos de cada disciplina.
O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.
112), o planejamento curricular é uma tarefa multidisciplinar que tem por objetivo a organização de um sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um ou vários campos de conhecimento, de tal modo que se favoreça ao máximo o processo ensino-aprendizagem. ...
Como organizar um planejamento escolar de qualidade?
Todo mundo participa da elaboração do planejamento porque ele influencia a escola inteira. Portanto, devem comparecer aos encontros os gestores, os professores e os funcionários. Os membros da equipe discutirão o funcionamento da instituição como um todo e também as funções pelas quais são responsáveis.
10 passos para montar um bom planejamento estratégico