Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada.
Lisossomo - Organela presente no citoplasma de célula eucariontes, responsável pela digestão intracelular. Peroxissomo - Organela parecida com o lisossomo, a qual contém catalase em seu interior; sua função é livrar a célula de certos resíduos tóxicos e participar da conversão de gordura em glicose.
A membrana plasmática é uma estrutura presente em todas as células e caracteriza-se por ser constituída por uma dupla camada lipídica onde estão embebidas algumas proteínas.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
Estrutura celular bacteriana
O ribossomo bacteriano Em uma célula bacteriana existem cerca de 10.
São estruturas encontradas no citoplasma de células procarióticas e eucarióticas com função de síntese proteica. Quando os ribossomos estão associados ao retículo endoplasmático, as proteínas sintetizadas penetram diretamente no retículo. O destino de tais proteínas envolve o transporte por meio de vesículas.
Nucléolo
complexo golgiense