O determinismo geográfico surgiu na Alemanha, idealizado por Friedrich Ratzel, que estudava a influência da natureza sobre o homem. O possibilismo surgiu na França, idealizado por Paul Vidal de La Blache, que afirmava que a relação homem-natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem.
Determinismo social: Seria algo como a aplicação do determinismo geográfico nos meios sociais capitalistas das sociedades urbanizadas industriais. Nessa vertente, acredita-se que o meio social em que um indivíduo nasce determina sua vida e suas ações.
Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão.
A principal contribuição de Humboldt foi dar à Geografia a ideia de ser uma ciência de síntese que utiliza um método de comparação em suas pesquisas, tornando suas descrições dinâmicas. Devido a sua metodologia de caráter sistemático, a Geografia passou a ser considerada uma ciência moderna.
Ritter foi, junto com seu colega Alexander von Humboldt, um dos precursores da geografia moderna, assim como fundador da Sociedade Geográfica de Berlim. ... Seu grande objetivo era estabelecer as bases de um conhecimento geográfico científico, nos moldes das ciências naturais.
A importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação. ... Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. ... Geografia é, atualmente, a ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico, espaço esse que é palco da dinâmica social, ou seja, das relações entre o homem e o meio.
A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana).
Basicamente o aluno de Geografia estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. ... Porém, seus estudos não se limitam à geografia física (clima, relevo e vegetação), eles se estendem também à análise da relação entre as populações e o ambiente em que vivem.
Ramos da geografia: Cartografia, Geografia física, Geografia humana, Geografia regional, Geomática, Toponímia, Meteorologia, Astronomia (Português) Impressão sob demanda (capa comum) – 29 junho 2011.
Ao longo de sua história, a Geografia dividiu-se em duas frentes principais, aquela que se preocupa em estudar o espaço em sua totalidade – também chamada de Geografia Geral – e aquela interessada em estudar os eventos particulares – conhecida por Geografia Regional.