As principais células que constituem o xilema são as traqueídes e os elementos de vaso. Também chamadas elementos traqueais, são células alongadas, com paredes secundárias, que morrem quando se tornam maduras. Os elementos de vaso possuem perfurações em suas paredes, especialmente nas extremidades.
O colênquima é um tecido vivo, potencialmente meristemático, com paredes espessadas que conferem sustentação à planta. ... Sua função principal é dar resistência mecânica a órgãos ainda em crescimento e a partes maduras de plantas herbáceas.
O tecido mais comum no corpo da planta é o Colênquima. ... Ele atua preenchendo e armazenando substâncias no corpo da planta, além de realizar o transporte de substâncias de um extremo ao outro. Ainda, ajuda no crescimento, pois concentra-se principalmente nas extremidades novas.
Procâmbio – este é o meristema que origina os tecidos vasculares do sistema vascular primário, ou seja, de onde surge o xilema e o floema. O xilema nas plantas vasculares tem a função de transportar seiva bruta nos vasos presentes nestas plantas vasculares.
-Procâmbio: origina os tecidos vasculares a parte do câmbio. -Meristema fundamental: origina parênquima, colênquima e esclerênquima. 2- Meristemas laterais: ocorre em plantas com crescimento secundário, isto é, com crescimento em espessura.
Meristema apical ou promeristemas são tecidos vegetais que fazem parte do meristema e dão origem aos tecidos primários, formando o corpo primário ou estrutura primária do vegetal. Ambos os tecidos são responsáveis pelo crescimento em comprimento do vegetal, da área onde formaram o caule e as raízes. ...