- Persistindo o choco, há um método popular que consiste em mergulhar a ave em água com temperatura de aproximadamente 2 graus abaixo da temperatura ambiente, molhando suas penas e pele, e depois soltá-la no terreiro junto com as outras.
21 dias
Para extinguir o “choco”, basta prender a perua em uma gaiola com água e comida, longe do ninho, ocorrendo em poucos dias. Caso o produtor opte pela incubação natural, ele deverá evitar que mais de uma perua ponha ovos no mesmo ninho.
Dentre estes, temos: isolamento das aves do ninho, com ração à vontade e luz durante 24 horas, durante dois dias; imersão da ave choca duas vezes, por alguns segundos em um balde com água fria. Todos os métodos utilizados visam interromper através do medo a secreção dos hormônios responsáveis pela condição do choco.
Coloque 100 gramas de fumo de corda em um litro de álcool comum e deixe descansar durante três dias; Remova os pedaços de fumo e adicione três partes de água para um de álcool; Coloque a mistura em um borrifador e borrife essa mistura no galinheiro.
Vinagre, querosene e óleo queimado são algumas das soluções caseiras.