No entanto, o ferro de passar, propriamente dito tem suas primeiras referências a partir do século XVII, com o ferro a brasa. ... A evolução do produto culminou em 1882, com a patente do ferro de passar elétrico, feita pelo americano Henry W. Seely. Somente em 1926, surgiu o primeiro ferro a vapor.
O ferro a brasa foi muito utilizado durante a pré historia e a idade antiga como forma de manejo de metais ou ainda em outras obras da construção civil. Assim, ele pode ser tido como um fonte história na medida em que possibilita estudar os costumes a tecnologia de um povo em uma determina época.
Os chineses foram os primeiros a utilizar uma forma rudimentar desse instrumento, consistia em uma panela cheia de carvão em brasa, e manuseada através de um cabo comprido, a fim de obter o resultado desejado.
Os ferros antigos utilizavam como fonte de energia para seu aquecimento carvão, óleo e gasolina. Em 1882 o norte americano Henry W. Seely criou o ferro de passar elétrico, somente em 1926 surgiu ferro a vapor. Aqui no Brasil os primeiros ferros de passar roupas chegaram na década de 50.
O ferro elétrico é composto basicamente de um elemento de circuito elétrico chamado resistor, o qual ao consumir energia elétrica converte-a totalmente em energia térmica (efeito joule), ou seja, calor necessário para passar as peças de roupas.
As roupas, toalhas e lençóis eram lavados em tanques ou bacias, com sabão em barra. Já para passar a roupa, era usada uma brasa colocada em um compartimento dentro do ferro. Era preciso ter muita atenção, pois a fuligem da brasa poderia sujar a roupa ou o ferro poderia esquentar muito e queimar o tecido.
Mas a energia elétrica custava mais que o carvão, e os ferros de brasa ainda duraram muito tempo. A engomadeira cuspia no dedo e levava-o à lateral do ferro, para saber se a temperatura estava no ponto. ... E descobriram que era o lugar onde estivera o ferro, acendendo suas brasas ao vento da tarde.
O algodão, por exemplo, é proveniente de uma planta e, depois de ser colhido — quase sempre por máquinas colheitadeiras —, passa por uma série de rolos que removem todas as sementinhas, folhas e impurezas, separando o material em fardos.
Sonhar com um ferro de passar roupa simboliza o amor pela ordem e pelo conforto material. O ferro que apareceu em um sonho testemunha a praticidade e grande interesse no lado material da existência. Sonhar em usar o ferro pode sugerir gosto por um trabalho bem feito, mas também algum tédio existencial.
Qual o significado de sonhar que está passando roupa? Sonhar que está passando roupa pode revelar mensagens positivas e negativas. Os sonhos podem indicar a chegada de problemas, recebimento de notícias impactantes e até mesmo surpresas que podem mudar sua vida de forma boa ou não.
Sonhar com ferro é certeza de que duas fontes conspiram a seu favor: a felicidade e a força, aproveite.
Na interpretação popular dos sonhos, um ferro-velho anuncia no desastre e angústia. O sonhador pode receber uma rejeição a um projeto importante. Além disso, o símbolo do sonho indica a durabilidade e a dureza do metal. A sucata no sonho, portanto, incorpora ação consistente e força de vontade.
Sucata em sonho é sinal de que terá muitas surpresas agradáveis.
O processo de oxidação do ferro também simboliza transitoriedade e envelhecimento. Nos sonhos, a ferrugem também pode indicar falta de iniciativa por parte do sonhador. ... Se o objeto do sonho ficou enferrujado no momento em que você o olhou ou tocou, isso significa que você precisa se desapegar de algo ou alguém.
O sonho com idoso significa a entrada em uma fase de crescimento pessoal, amadurecimento e conquista de mais sabedoria. Portanto, de maneira geral, é uma mensagem positiva. Curiosamente, dá para interpretar pontualmente esse sonho ao avaliar detalhes de cenas e como o idoso aparecia.