PRISMA. O PRISMA é um checklist que contém itens que norteiam a redação de uma revisão sistemática (depois de pronta). ... Nesta página, vocês também vão encontrar um modelo de fluxograma da revisão sistemática, que contempla os resultados de todas as fases. Ele também tem sido uma exigência em muitas revistas.
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processo
CONTEÚDO: Na avaliação crítica da revisão sistemática, é necessário que o intensivista atente para a estruturação da questão a ser respondida, a estratégia de busca utilizada, os critérios de inclusão e a qualidade metodológica dos estudos incluídos, e como foram extraídos os dados levantados.
A revisão de escopo, como todas as outras, deve ter uma motivação estruturada para ser rea- lizada. Assim, no tópico introdutório do protocolo de revisão e também no próprio relatório de revi- são, um texto contendo os levantamentos rele- vantes sobre o tema de revisão que justifique sua utilidade é mandatório.
As revisões do escopo diferem das revisões sistemáticas, porque não visam avaliar a qualidade das evidências disponíveis, mas objetivam mapear rapidamente os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa 14. Scoping studies: towards a methodological framework.
O estudo de escopo (scoping study ou scoping review) tem como objetivos mapear os principais conceitos que apoiam determinada área de conhecimento, examinar a extensão, alcance e natureza da investigação, sumarizar e divulgar os dados da investigação e identificar as lacunas de pesquisas existentes(7).
A revisão sistemática qualitativa, é uma síntese rigorosa de pesquisas relacionadas à questão norte do estudo (frequente em randomizações), envolvendo também a interpretação dos dados organizados.
Durante essa fase, todas as decisões relevantes para conduzir o mapeamento sistemático são feitas....Identificação dos estudos
Ao realizarmos o mapeamento, estabelecemos uma estrutura gráfica ao texto organizando idéias e exercitando o pensamento crítico. Como exercício, o mapeamento exige decisões a respeito do texto, tendo em vista a escolha de tópicos e definição das idéias principais organizando as partes até formar um todo lógico.
Digite o nome do autor , caráter ou questão de pesquisa que você deseja criar o mapa em volta na caixa de texto . Clique em " formas" na fita, em seguida, selecione uma linha . Clique e arraste para desenhar uma linha para fora da caixa de texto .
REVISÃO DE LITERATURA VERSUS REVISÃO SISTEMÁTICA Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
Partindo desse princípio, surgiu um novo delineamento de pesquisa: a revisão sistemática da literatura. Trata-se de um tipo de investigação focada em questão bem definida, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis.
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.
A “revisão narrativa” não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. A busca pelos estudos não precisa esgotar as fontes de informações. Não aplica estratégias de busca sofisticadas e exaustivas.
Etapas para fazer uma revisão narrativa
Passos Para Fazer Revisão de Literatura
Escrevendo a Revisão sistemática da literatura
Estrutura do Referencial Teórico Dentro de cada tópico, organize a sua apresentação. O segredo de uma boa revisão da literatura é o planejamento. No caso de uma dissertação de mestrado, a revisão da literatura costuma ter 35 a 40 páginas.
Como fazer uma revisão bibliográfica
As Revisões de Literatura (RL) são estudos que visam fazer uma síntese da literatura ou identificar o estado da arte sobre determinado assunto,1-5 bem como conhecer quais as lacunas sobre ele. ... Também pode ser útil na descrição do estado da arte de um assunto específico, sob o ponto de vista teórico ou contextual.
É notório que a revisão de literatura é a base para redação científica. É na revisão que o pesquisador se familiariza com os textos, identifica os autores que vêm escrevendo sobre o problema pesquisado. Também é importante quando não se tem um problema de pesquisa ainda formulado.
A revisão bibliográfica é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. ... Para conseguir avançar em determinado campo do conhecimento é preciso primeiro conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Realizar uma pesquisa bibliográfica faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores.