Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral.
A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.
A iluminação ambiente no quarto deve ser de 2.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Escolher a opção mais adequada, para um leigo, pode ser complicado. Os modelos mais populares para áreas residenciais são os de 50 watts, com os quais é possível iluminar quintais e jardins maiores. Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel.
Se houver necessidade de maior fluxo luminoso, como em estacionamentos ou espaços condominiais com mesas e cadeiras, os refletores de 100 ou 200 watts são os mais indicados.
Informação Adicional
Incandescente. Cada tipo de lâmpada tem suas características próprias, o que contribui para dar um efeito diferente na iluminação de área externa. As incandescentes, por exemplo, transmitem uma luz amarelada, agradável, mas como converte boa parte da energia em calor, ela acaba por esquentar o ambiente.
As lanternas são a solução ideal. Elas trazem muito charme e estilo à iluminação de jardim, já que são encontradas em diversas cores e estilos. Uma das suas principais vantagens das lanternas é que elas dispensam fiações elétricas. Dessa forma, podem ser dispostas tanto no chão como penduradas em árvores e pergolados.
7 dicas de iluminação para áreas externas
Não exagere na luz Em primeiro lugar é preciso saber tipo de lâmpada ideal. O seu quintal não deve ser uma via pública, então não há motivos para deixá-lo claro como o sol durante a noite. Além disso, é importante optar por uma iluminação que preserve as plantas, ou seja, sem transmitir alta intensidade de calor.
Outra opção que você pode ter ao iluminar a fachada de uma casa é usar fontes de luz diferentes ou iluminação diferente, dependendo da forma e intensidade procuradas em cada caso. Por exemplo, você pode acender as janelas novamente e ter uma luz mais forte nas portas para obter mais atenção.
Lâmpada LED: a melhor escolha para um projeto de iluminação externa, já que apresenta durabilidade, não transmite temperatura alta para as plantas e não gasta tanta energia. Fibra ótica: é uma opção tão vantajosa quanto a iluminação de jardim com LED.
Luz na varanda: 5 dicas para acertar em cheio
1. Iluminação de muro externo com jogo de luzes. Nas paredes do terraço ou na fachada da sua casa, pode utilizar arandelas posicionadas estrategicamente para dar um toque muito original e atraente. Elas podem projetar a luz para cima, para baixo ou em ambas as direções, criando um ambiente intimista e moderno.
Invista em luminárias de teto As luminárias de teto são uma ótima opção para deixar o ambiente moderno, elegante e claro. Existem diversos tipos de luminárias, porém, para a área externa, damos destaque aos modelos que são fixados no teto (e na parede, mais adiante), também conhecidos como pendentes.