Vamos agora definir os limites do istmo das fauces (comunica a cavidade bucal com orofaringe) que são, superiormente, a úvula, inferiormente, o dorso da língua e lateralmente, os arcos.
Capacidade interior da garganta, particularmente falando dos animais. (Mais usado no plural.) 3. [ Botânica ] Extremidades do tubo da corola, junto aos lábios desta.
A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato – céu da boca –, bochecha e lábios. Esse grupo é responsável pelo início da digestão. Um adulto tem 32 dentes e uma criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes . A função dos quatro incisivos, que ficam na parte da frente da arcada, é cortar a comida.
A cavidade da boca ou cavidade oral é a parte inicial do sistema digestório. Localiza- se no terço inferior da face e comunica-se com o exterior pela abertura oral e com a parte oral da faringe (orofaringe) através de uma abertura ampla denominada istmo da garganta (das fauces).
Eles estão localizados por todo o corpo, mas encontram-se concentrados principalmente logo abaixo da pele do pescoço, nas regiões das axilas e na virilha. Os linfonodos fazem parte do sistema linfático, que é um dos mecanismos de defesa do corpo contra a propagação de infecção e de câncer.
Crianças com aumento do volume de tonsilas palatina e faríngea freqüentemente apresentam anormalidades respiratórias tais como ronco, respiração oral e apnéia do sono. Sabe-se que a obstrução de vias aéreas superiores e conseqüentemente a respiração oral podem resultar em problemas pulmonares.
Adenóides e amígdalas, hoje conhecidas como tonsilas faríngea e palatinas
O anel de Waldeyer consiste em quatro estruturas tonsilares, a saber as tonsilas faríngeas (ou adenoides), tubárias, palatinas (ou amígdalas) e linguais, bem como pequenas coleções de tecido linfático disperso ao longo do revestimento mucoso da faringe - tecido linfóide associado à mucosa (MALT).
A amigdalite é a inflamação das amígdalas, duas estruturas arredondadas e carnudas situadas nas extremidades entre o céu da boca e a língua. Elas protegem a garganta contra a invasão de micro-organismos.
Publicado em: Fazem parte do anel linfático de Waldeyer que compreende a amídala lingual, a palatina e a faríngea (ou adenoide) na região chamada rinofaringe. ...
As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta. ... Essas estruturas, participam do processo respiratório e da deglutição, além de serem grandes aliadas do sistema linfático e imunológico.
A adenoidite é a inflamação da adenoide, estrutura do sistema imunológico localizada atrás das cavidades nasais. Em geral, crianças são as mais afetadas pela infecção.
Introdução: O epitélio que reveste a tonsila faríngea é descrito como epitélio colunar pseudoestratificado ciliado com células caliciformes.
O anel de Waldeyer protege a entrada dos tubos digestivo e respiratório dos agentes do meio externo. O conjunto de tecidos linfoides localizados na cavidade oral e composto pelas tonsilas faríngea (adenoide), palatina (amídala) e lingual recebe o nome de Anel Linfático de Waldeyer, ou anel de Waldeyer.
O linfonodo em geral apresenta uma forma de rim e é envolvido externamente por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado, que por sua vez, envia trabéculas para o seu interior.
Pode comprometer o sistema imunitário, pois as tonsilas palatinas possuem a função de dar respostas ao organismo sobre a entrada de algum corpo estranho e sem elas, provavelmente, o organismo não será avisado sobre a entrada desse corpo e ele passará despercebido.
Tonsilas faríngeas: se localizam atrás das cavidades nasais e acima do palato mole. Produzem anticorpos e também fazem parte do sistema imunológico ajudando na defesa do organismo contra a invasão de agentes estranhos.
É então que entra em cena o sistema imunitário, também conhecido como sistema imunológico. Ele é formado pelo timo, baço, gânglios linfáticos, amídalas e por diversas células de defesa, chamadas de glóbulos brancos.
Se o sistema imunológico tiver uma disfunção e confundir o próprio corpo com algo estranho, ele pode atacar os tecidos do próprio organismo, causando uma doença autoimune, como artrite reumatoide, tireoidite de Hashimoto ou lúpus eritematoso sistêmico (lúpus).
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.