Além da questão artística e prazerosa proporcionadas pela prática da ginástica, a modalidade oferece resistência, fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade. “O esporte exige um profissional completo em todos os aspectos, porque, inclusive, ultrapassa o físico”, desta Ana Beatriz.
Na Ginástica Artística (masculina) quais os aparelhos que estruturam as apresentações? solo, cavalo com alças, salto, argolas, supino e voador. adutor, abdutor, salto, argolas, supino e voador. salto, barras assimétricas, trave e solo.
Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a força e o domínio do ginasta.
As apresentações na trave são muito populares nos eventos. Um pulo de lobo, um salto mortal para trás, e um rolamento com desmontagem estão entre os muitos movimentos de equilíbrio que são amplamente praticados.
Para a autora, a ginástica pode ser definida a partir de cinco campos de atuação: condicionamento físico, fisioterápica, competitiva, demonstrativa e conscientização corporal.
salto carpado é uma pirueta de giro em torno de si, seguido que um mortal duplo.
Resposta. Explicação: Descrição técnica do salto grupado sobre o plinto: Após uma breve corrida de aproximação e tomada de impulso no trampolim com os pés unidos, realizar o primeiro vôo com o corpo estendido e apoiar as mãos sobre o plinto, posicionado na transversal.
Em seguida foi esclarecida a diferença entre salto e saltito. No salto a perda de contato dos pés com o solo é maior (por um tempo mais prolongado) e no saltito esse tempo é menor (mais breve). No salto existem três fases: impulso-vôo-queda. A impulsão pode ser maior ou menor.
A ginástica deveria ser trabalhada no contexto escolar, pois dentro da Educação Física ela é importante para o aluno, seja no aspecto motor, social, cognitivo e até mesmo afetivo. O fato da ginástica abranger todos os músculos do aluno, faz com que ele adquira uma maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
Como pudemos perceber, apesar das diferenças entre ginástica e dança existirem, a relação estabelecida entre essas duas modalidades supera qualquer divergência, pois, ambas foram criadas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos seus integrantes.
Na era moderna, a ginástica, inicialmente tida como prática física, passou a ser dividida e estruturada em cinco campos de atuação, que desenvolvem-se unidas pelo conceito e separadas nos fins: condicionamento físico, de competições, fisioterapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal.