A quinta disciplina - raciocínio sistêmico - é o alicerce da organização que aprende. É fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este é um grande desafio, pois é muito mais difícil integrar novos instrumentos do que aplicá-los separadamente.
Peter Senge, autor de vários livros nesta área, desenvolveu o conceito das cinco disciplinas, a saber: Maestria Pessoal, Aprendizagem em Equipe, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Pensamento Sistêmico. Estas disciplinas quando desenvolvidas, podem garantir a organização uma maior competitividade no mercado.
De acordo com o autor, a visão compartilhada refere-se ao estabelecimento de objetivos e metas comuns e compartilhadas, deixando de lado o pensamento individual. Seu foco é o de alcançar o sucesso da organização através do esforço coletivo de todos, desde a liderança até os colaboradores.
8Por que é importante construir uma visão compartilhada sobre o uso pedagógico da tecnologia nas redes de ensino? ... Porque a construção compartilhada é mais rápida e fácil para definir a visão. Porque processos de compartilhamento geram autonomia para as redes de ensino, sem colocar em risco as linhas mestras do plano.
As disciplinas de Senge, são ferramentas fundamentais para serem utilizadas na reestruturação de uma organização, pois através delas os colaboradores de um modo geral podem ter uma visão mais ampla para a administração.
A primeira é a vertente das organizações que aprendem. Esta pode ser definida como empresas onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados desejados, através de novos padrões de raciocínio e com o auxílio de pessoas que aprendem continuamente a aprender em grupo.
Uma organização que aprende ou Learning Organization, em inglês, é aquela empresa que utiliza o conhecimento como o caminho à produtividade e à melhoria da competitividade no mercado. David A. Garvin, do Harvard Business Review, a define como uma empresa especializada em criar, adquirir e transferir conhecimento.
É isso que busca uma Learning Organization. ... Peter Senge identificou cinco (5) disciplinas ou componentes básicos de uma organização que aprende (learning organization): 1) pensamento sistêmico; 2) maestria pessoal dos colaboradores; 3) modelos mentais; 4) visão compartilhada; e 5) aprendizado em equipe.
Essa organização que aprende tem como características, a capacidade de questionar cultura e valores, bem como de mudar comportamentos estimulando a experimentação e o aprendizado por meio da correção e do erro; ser flexível e utilizar a capacidade criativa de seus colaboradores, compartilhando os insights, experiências ...
Peter Senge identificou cinco (5) disciplinas ou componentes básicos de uma organização que aprende (learning organization): 1) pensamento sistêmico; 2) maestria pessoal dos colaboradores; 3) modelos mentais; 4) visão compartilhada; e 5) aprendizado em equipe.
A aprendizagem em equipe é um processo de alinhamento e desenvolvimento da capacidade da equipe de criar os resultados que seus próprios membros desejam.
A busca pela vida que queremos viver depende, antes de qualquer outra coisa, do “Domínio Pessoal”. Esse termo, descrito como uma das disciplinas para a melhoria de qualquer pessoa ou empresa, é entendido também como “o comprometimento que temos com nossa própria evolução”.