A forma correta de escrita da palavra é embaçado, com ç. A palavra embassado, com ss, está errada. O adjetivo embaçado indica, principalmente, alguma coisa está sem cor ou sem brilho, que está baça ou pálida. Pode indicar também uma pessoa perplexa ou confusa, bem como um som abafado.
A forma correta de escrita da palavra é embaçado, com ç. Existe ainda a palavra embaciado, que é considerada um sinônimo de embaçado, embora seja pouco usada no Brasil. Obs.: não confunda o verbo embaçar com o verbo embasar, que significa basear(-se), fundar(-se).
Que não possui brilho ou que deixou de o possuir; baço ou embaçado.
[Figurado] Deslustrar.
Coloque um pouco de detergente sem cor em um pedaço de pano ou papel e espalhe pelo para-brisa do veículo e nos demais vidros e espelhos. Isso ocorre porque o detergente quebra a tensão superficial da água. Dessa forma, as gotículas de vapor ficam impedidas de se acumular no vidro.
Nem ar frio nem ar quente: o melhor é o ar condicionado Mas a estratégia recomendada pelos especialistas é uma das mais simples: ligar o ar-condicionado. Ele supera inclusive os clássicos jatos de ar quente e frio, pois ataca a causa do embaço: a atmosfera de dentro do carro (ver quadro abaixo).
Com vidros fechados, pouca circulação de ar, e nós respirando dentro dele, o ar dentro do carro fica quente; já o vidro fica gelado com a temperatura do exterior. Quando a água no formato gasoso encosta nele, volta ao estado líquido, em gotículas de água. É isso que embaça o vidro e dificulta a visibilidade.
Ligando o limpador você vê se é por fora ou por dentro. O meu tem ar condicionado, então se for por dentro, ligo o ar FRIO direcionado no desembaçar (no vidro). Se for por fora, ligo o ar QUENTE direcionado pro vidro também. Em 10 segundos resolve.
Descubra como tirar mancha de graxa da pintura Molhe o pano na água com o sabão e esfregue o local onde a sujeira estiver acumulada. Nesse processo, a água quente umedece a mancha, auxiliando na correta limpeza da funilaria do seu carro, sem afetar a pintura.
Sempre use água destilada para evitar o acúmulo de depósitos minerais na saída de líquido do para-brisa do carro e no próprio reservatório. A água de torneira pode ser usada no caso de uma emergência. Apenas lembre-se de adicionar o fluído ao carro o quanto antes para evitar possíveis danos.
Misture 10 xícaras de água com 1 xícara de álcool e 1 colher de sopa de detergente. Isso fará uma grande quantidade de solução de limpeza que não é somente boa para limpar para-brisas, mas também pode servir para dar um bom visual ao seu carro.
Deixe os lavadores de molho no vinagre. Se o método da agulha não ajudou a desentupir os orifícios, deixe-os de molho em uma tigela com vinagre. Mexa-os de vez em quando para que o líquido entre no bloqueio. Após alguns minutos, tire os lavadores do vinagre e enxágue-os.
Aspersores entupidos: Sempre que os aspersores entupam a primeira coisa a fazer é parar o funcionamento da bomba de alta pressão. De seguida desapertar o aspersor e mergulha-lo num recipiente com 50% de vinagre e 50% de água, nunca mais de 1 min. Passar por água e voltar a instalar.
Na posição "OFF" (O), puxe suavemente a alavanca em sua direção para esguichar o líquido do lavador no para-brisa e acionar os limpadores por 1 a 3 ciclos. Utilize esta função quando o para-brisa estiver sujo. O esguicho e o acionamento dos limpadores continuará até que a alavanca seja liberada.
Umedeça uma folha de papel-toalha com água morna e sabão ou álcool isopropílico e esfregue-o sobre as palhetas até que ela saia limpa.
Deixe os lavadores de molho no vinagre. Se o método da agulha não ajudou a desentupir os orifícios, deixe-os de molho em uma tigela com vinagre. Mexa-os de vez em quando para que o líquido entre no bloqueio. Após alguns minutos, tire os lavadores do vinagre e enxágue-os.
Passe o bico na água quente. Insira a ponta de um palito de dente no centro do bico para soltar quaisquer materiais endurecidos que o possam estar entupindo. Lave o bico novamente com água quente e seque-o com um pano seco.