SEPARAR EM SÍLABAS
Tem sua origem etimológica no latim – cliens, entis – que, por sua vez, parece ter sido uma alteração de outro termo mais antigo – cluens, do verbo cluere, que significa ouvir, atender, obedecer – o que, na Roma antiga, devia corresponder a “um plebeu que vivia sob a proteção de um nobre, cidadão rico e poderoso”.
“Cliente é a pessoa que adquire produtos e/ou serviços das organizações para consumo próprio, produção de bens e serviços ou distribuição.” (BRETZKE apud DIAS, 2003, p. 38). Segundo Honorato (2004): Os clientes são o ponto de chegada dos esforços de uma empresa.
O Clicentrismo é uma ciência com foco no cliente, que estuda seu comportamento e as variáveis que o alteram. O Clicentrismo resulta em processos estruturados para que as necessidades dos clientes sejam atendidas. Organizações clicentristas são aquelas centradas/focadas em clientes.
1 Conjunto de princípios, regras ou leis, aplicados a uma área específica, ou mais geralmente a uma arte ou ciência. 2 Sistema ou doutrina que resultam desses princípios, regras ou leis.
Os fornecedores nada mais são do que outras empresas, ou mesmo pessoas físicas, que literalmente fornecem para sua empresa a matéria-prima, equipamentos, maquinários, produtos, mercadorias e serviços que são necessários para que ela funcione e possa fabricar seu produto final.
Assim, o fornecedor real é a pessoa física ou jurídica que, sob sua responsabilidade, participa do processo de fabricação ou produção do produto acabado, de um componente ou de uma matéria prima, isto é, diz respeito àquele que participa efetivamente da realização e criação do produto, envolvendo o próprio fabricante, ...
A gestão dos fornecedores pode ser descrita como um processo estruturado em três etapas: seleção, qualificação e avaliação.
Quais os 6 critérios principais da seleção de fornecedores?
Gestão de fornecedores: 5 dicas para fazê-la com excelência
O relacionamento com fornecedores consegue trazer uma vantagem competitiva e ainda agrega valor ao produto final. Em dias como os atuais, é importante conseguir se diferenciar da concorrência, e estar sempre alinhado com seus bons fornecedores é estar sempre um passo a frente.
O relacionamento cliente-fornecedor se desenvolve a partir de uma atuação do cliente (comprador) sobre seus fornecedores, procurando atingir o grau de entendimento e confiança mútua até então inexistente.
Estude as condições oferecidas. Antes de fechar contratos, é preciso estudar atentamente todas as condições de entrega do fornecedor e que serviços ele efetivamente oferece. Alguns aspectos que devem balancear suas escolhas, além dos valores, são os armazenamentos e os prazos.
Um bom relacionamento com fornecedores garante estoques suficientes, entregas rápidas e insumos corretos. Para isso, crie acordos claros. Dessa forma, os processos mútuos se alinham e todos ganham com isso. Você pode conseguir esse resultado com a ajuda de softwares que facilitam a troca de informações entre parceiros.
Para evitar esse tipo de situação, é importante pesquisar clientes antigos e atuais dos potenciais fornecedores, investigando se a qualidade das entregas, reposições e seus processos logísticos se mantém ao longo do tempo.
Qualidade na prestação do serviço. Agilidade de entrega. Disponibilidade de produto. Flexibilidade para mudanças em pedidos em termos de especificação, prazo de entrega e quantidade.