A Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.
Como funciona a matriz BCG A matriz BCG é composta por dois eixos: Taxa de crescimento do mercado. Participação do produto no mercado.
Para fazer a matriz BCG dos seus produtos, é preciso começar com um plano cartesiano simples. A linha vertical se refere ao crescimento do mercado. Marque o meio da linha como 10%. Isso significa que a parte de baixo corresponde a 0% e a de cima a 20%.
4 quadrantes
Basicamente, funciona da seguinte maneira: imagine um plano cartesiano. O eixo vertical representa a taxa de crescimento do mercado. O horizontal, a taxa de participação nesse mercado. Cada eixo desse plano tem dois setores, o que resulta em quatro quadrantes ao todo.
Como dito anteriormente, a Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define a participação e crescimento dos produtos no mercado. A classificação dos produtos é feita a partir de quatro categorias: Estrela, Ponto de Interrogação ou Em Questionamento, Vaca Leiteira e Abacaxi.
Como montar a matriz BCG
A matriz também é importante para revisar o seu portfólio de produtos. ... A matriz BCG é uma forma prática e lúdica de avaliar a performance e a projeção de vendas dos seus produtos. O seu papel é fornecer informações que possam ajudar gestores e profissionais de marketing e vendas a gerenciarem um portfólio de ofertas.
O que é e como fazer uma matriz BCG? A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.
Como visto acima, a Matriz BCG ajuda os gestores na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a necessidade de cada produto, serviço ou unidade de negócios. Já a principal desvantagem é que a Matriz BCG só considera a participação no mercado como fator de sucesso ou fracasso do seu produto.
A ideia de ciclo de vida do produto se alinha à matriz BCG quando pensamos que todos os produtos do portfólio se encaixam em um determinado quadrante, sendo que podem migrar de um para o outro de acordo com as ações aplicadas pela gestão e por causa do próprio movimento do mercado.
A Matriz BCG é uma ferramenta muito utilizada por empresas que possuem um portifolio organizacional diversificada, com o intuito de organizar esses produtos em um quadrante de modo a analisar quais produtos devem receber mais atenção, investimentos, recursos, ou até mesmo quais devem ser retirados de mercado.
Estrela: são os produtos que todo empreendedor gostaria de ter em seu portfólio – eles geram uma excelente lucratividade sem a necessidade de um significativo investimento em ações de marketing ou vendas. Já são produtos conhecidos pelo seu consumidor por sua qualidade ou marca.
Como aplicar a Matriz BCG em sua franquia
2-Para que seja possível definir estratégias de crescimento de um produto ou serviço, as organizações necessitam compreender, antes de tudo, em qual estágio seu produto ou serviço se encontra. ... ERRADA III- Em "Estrelas", o produto é o carro forte da empresa, gerando lucro devido ao número de vendas e tempo no mercado.
Quais são os elementos essenciais de um plano de marketing?
Quais as principais funções do marketing?
Como fazer um plano de marketing?
5 dicas para uma estratégia de marketing de produto eficiente
O Market Share representa a participação de vendas, medida em porcentagem, que uma empresa possui de mercado dentro de sua indústria de atuação. O indicador de Market Share geralmente é utilizado usando o volume de vendas da empresa, e é obtido avaliando um período de tempo especificado.