Possibilidade de exposição pulpar se houver remoção de todo o tecido cariado....Técnica:
A dentina é recoberta pelo esmalte na superfície coronária e pelo cemento na superfície radicular. A polpa dental é constituida por tecido conjuntivo frouxo que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular.
É possível restaurar o esmalte dos dentes através: Do uso de creme dental com fluoreto ou gel de fluoreto; Da utilização de antisséptico bucal com fluoreto para gargarejos; De um tratamento de remineralização à base de vitamina D e do suplemento de cálcio.
Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.
Tufos/penacho de Esmalte: várias projeções do prolongamento odontoblásticos. Surgem da junção com a dentina e penetram no esmalte num curto trajeto. Fusos do esmalte: São prolongamentos que atravessam a JAD, observados sob as cúspides e margens incisais dos dentes, aspecto retilíneo.
A polpa apresenta as seguintes funções: formativa, nutritiva, defensiva, sensitiva e reguladora do aporte sanguíneo e da pressão intrapulpar. A dor pulpar é uma das principais características da resposta inflamatória, sendo por isso crucial no diagnóstico da lesão pulpar.
Camadas Topográficas da Polpa
O tecido pulpar é bastante inervado, podendo ter de 1.