crossorigin="anonymous">
O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. ... Estes discursos podem ser considerados por isso como um resumo dos ensinamentos de Jesus a respeito do Reino de Deus, do acesso ao Reino e da transformação que esse Reino produz.
Foi à beira do Mar da Galileia, aos pés do Monte das Beatitudes (ou Monte das Bem-Aventuranças), que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha. Segundo a tradição cristã, esse foi um dos locais escolhidos por ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. ... Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
As bem aventuranças são um reflexo daqueles que entenderam o chamado o Senhor e agora seguem pelo Caminho Eterno. Jesus está aqui ensinando uma importantíssima lição sobre aqueles que o seguem e são seus discípulos, de modo que somente poder ser verdadeiramente feliz aqueles que são pobres de espírito.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. ... Acho que só passamos porque somos bem-aventurados. O ditado popular diz que não se joga pedra em árvore que não produz frutos.
Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.
No contexto das bem-aventuranças as pessoas que tem fome e sede são aquelas que desejam, anseiam a justiça plena do Reino de Deus. Justiça é uma palavra fundamental nas bem-aventuranças e no Evangelho de Mateus e não aquela do sentido comum, de dar a cada um o que lhe pertence, o que é seu.
Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. ... A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas.
A pobreza é definida, geralmente, como a falta do que é necessário para o bem-estar material – especialmente alimentos, moradia, terra e outros ativos. Em outras palavras, a pobreza é a falta de recursos múltiplos que leva à fome e à privação física.
Ser rico faz você se sentir mais esperto e melhor do que o resto do mundo, e isso é bom. “Dá uma sensação boa quando você quebra seu próprio recorde de ganhos e enxerga o resto do mundo como retardados. É bom derrotar o sistema e dinheiro ajuda você a fazer isso.” – Anônimo.
Ao todo, há no mundo 2.