A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular.
Artrite. Acontece devido a uma inflamação nas articulações e juntas. A chamada osteoartrite (artrose) é uma doença degenerativa e afeta, principalmente, os idosos. Essa inflamação geralmente atinge a região próxima às pontas dos dedos, nas articulações ou na base do polegar.
A artrose é um desgaste da articulação causado por doenças inflamatórias (como artrite reumatoide e lúpus eritematoso), infecção, trauma ou degeneração. Na mão, a artrose aparece principalmente na ponta dos dedos (nódulos de Heberden), na base dos dedos, no punho e na base do polegar (rizartrose).
Melhores remédios para Reumatismo
Principais Causas e fatores: Vírus e bactérias podem cair na corrente sanguínea e desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico, resultando assim num quadro de artrite reumatoide. Infecções urinárias, dores de dente e dores de garganta são alguns dos fatores que podem levar ao problema.
Drauzio – O reumatismo pode acometer articulações, músculos, ligamentos e tendões. Um dos principais sintomas da doença é a dor. Todavia, dores articulares podem ocorrer por diversas razões. Às vezes, a pessoa pisa de mau jeito ou exagera nos exercícios, e as articulações ficam doloridas.
Ela afeta principalmente as juntas, e os sintomas são dor, crepitação e deformidades - ligadas ou não à limitação de movimentos. O quadro acompanha inflamação e, se não for tratado adequadamente, pode deteriorar completamente a articulação.
Entre as maiores preocupações dos reumatologistas, estão os efeitos da artrite reumatoide na saúde cardiovascular, pois a doença estimula um processo inflamatório crônico, o que favorece quadros de aterosclerose (formação de placas na parede dos vasos, podendo levar à obstrução dessas estruturas).
Perda de peso; Fadiga; Dor (artralgia), principalmente no início da doença, pode ocorrer dor articular sem outros sinais de inflamação local. Neste caso, especialmente nas pequenas articulações de mãos, punho, dedos dos pés (embora possa acometer joelhos, ombros) por 6 semanas ou mais.
Porém, aqueles com AR perdiam, aproximadamente, o dobro de anos de vida do que os que não tinham a doença, antes dos 75 anos.
Mito. Muitas pessoas que não tratam direito da AR acabam ficando inválidas, como já dissemos, e por isso não podem trabalhar. Mas o simples fato de ter Artrite Reumatoide não é um fator incapacitante. Com os cuidados necessários e acompanhamento médico, o paciente pode sim viver uma vida produtiva.
Dieta para Artrite Reumatoide Frutas, especialmente laranja, acerola, limão, goiaba, mamão e abacaxi; Legumes e verduras, principalmente couve-flor, tomate, brócolis, espinafre, repolho, cenoura; Leite e derivados desnatados e queijos brancos, como queijo ricota e cottage.
Por esse motivo, listamos os 11 piores alimentos para artrite que você deve evitar ao máximo, ou ao menos diminuir o consumo....
Confira algumas estratégias para ajudá-lo a aliviar as articulações doloridas e permanecer ativo.
Todos os AINEs tratam os sintomas e diminuem a inflamação, mas não alteram o curso da doença. Todos os DMARDs podem retardar a progressão das lesões articulares, bem como diminuir gradualmente a dor e inchaço. A leflunomida é quase tão eficaz quanto o metotrexato.