Vetores são uma das estruturas de dados mais importantes em computação. Conceitualmente, é o agrupamento de diversas variáveis sobre o mesmo nome, facilitando o seu acesso. O conteúdo de um vetor é acessado por meio de índices, pois o computador enxerga um vetor como posições de memória alocadas continuamente.
Introdução. Uma matriz é uma coleção de variáveis de mesmo tipo, acessíveis com um único nome e armazenados contiguamente na memória. A individualização de cada variável de um vetor é feita através do uso de índices. Os Vetores são matrizes de uma só dimensão.
Para ler um único valor e salvar na primeira posição do vetor podemos fazer assim: int vetor[10]; printf("Digite um valor: "); scanf("%d", &vetor[0]); // salva o número digitado na primeira posição do vetor.
Como declarar um Array em C++ Assim como as variáveis que usamos até o momento, em nossa apostila, para declarar um vetor, você primeiramente precisa declarar o tipo de dado dele (char, int, double, float etc). Em seguida, precisa dar um nome também.
Para pegar o endereço do vetor basta usar a própria variável dele. A questão é que o placeholder de formatação do printf() correto é o %p para receber um ponteiro. Isso vai exigir um cast (void *) (ponteiro genérico) para encaixar corretamente (pelo menos em compiladores com opções mais seguras de codificação).
printf("%4d ", matriz[i][j]); Inicializando cada elemento da matriz (M x N) com o valor 0. matriz[i][j] = 0; Inicializando na declaração.
O operador maior igual a em C: >= Caso x seja maior ou igual que y, essa comparação retornará valor lógico VERDADEIRO (true). Caso x seja menor a y, essa comparação retornará valor lógico FALSO (false).
Por exemplo, a letra A maiúscula recebe o código 65, a letra B o código 66 e assim por diante. A letra a minúscula, recebe o código 97, e a letra b minúscula o código 98 e assim por diante. Esses valores serão utilizados, por exemplo, quando comparamos 2 String distintas.