Se por uma catástrofe, as plantas deixassem de existir, haveria um caos nos ciclos ecológicos, pois os animais dependentes de oxigênio morreriam, e somente aqueles que sobrevivem no ambiente anaeróbico iriam permanecer, até que mesmo os alimentos utilizados por eles acabariam, gerando a extinção global.
A descoberta é importante, pois as plantas tiveram, e ainda tem, papel fundamental no resfriamento do clima do planeta, possibilitando a formação de formas de vida mais complexas. ... A análise do grupo indica que as plantas ancestrais tinham poros e raízes, ou pelo menos formas bem rudimentares dessas estruturas.
O processo evolutivo das plantas. Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.
A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende desse processo. ... Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico.
Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada. A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.
A glicose é o monossacarídeo mais utilizado como fonte de energia pelos seres vivos. Ela é fabricada pelos vegetais por meio da fotossíntese e também é armazenada em forma de glicogênio pelos animais.
Saúde e Bem-estar. A glicose é um importante carboidrato para o organismo, pois é a partir dessa molécula que se adquire a energia necessária para realizar todas as reações do nosso corpo. A glicose, de fórmula C6H12O6, é um dos carboidratos mais simples (monossacarídeo).
E não é exagero! É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.