Muito utilizado na indústria em geral, o processo de soldagem serve para a fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas metálicas. A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, carros, etc.).
Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais.
Classificação dos processos de soldagem A soldagem pode ser dividida em dois grupos de operações: por fusão e por pressão. Na solda por fusão, a energia é aplicada de maneira a fundir o material de base, tornando os materiais líquidos, unindo-os e então com a solidificação temos a junção.
Classicamente, as fontes de soldagem são divididas em dois tipos básicos: (a) de corrente constante e (b) de tensão constante, figura 4.
A soldagem TIG produz uma solda limpa e de alta qualidade. Como não é gerada escória, a chance de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada, e a solda não necessita de limpeza no final do processo.
Na Máquina de Solda TIG, é liberado o gás ( Argônio, Hélio ou a combinação do dois) que tem a mesma função de proteger o eletrodo do oxigênio e dar continuidade à solda juntamente com a tocha de soldagem que abre o arco de solda ( o “ curto circuito” que faz os materiais se juntarem) e o de eletrodos de tungstênio ( ...
A solda MIG consiste em um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo e o metal base. O eletrodo, nesse caso, é alimentado continuamente. A formação do arco elétrico de soldagem, contudo, requer um ambiente totalmente protegido do oxigênio que respiramos.
São as máquinas MMA, MIG ou TIG. As máquinas MMA são as máquinas de solda, de soldagem manual com eletrodo revestido. Nesse processo de soldagem o arco elétrico, queima entre um eletrodo consumível e a peça de trabalho.
Na máquina de solda MIG sem gás, não há controle algum sobre a abertura do arco de solda. ... Nas inversoras da linha Flama, a tecnologia Hot Start facilita a abertura do arco de solda. Isso faz toda a diferença quando o soldador tem que trabalhar com eletrodos que estão úmidos ou com peças que estão enferrujadas ou sujas.
No que diz respeito à corrente, o transformador trabalha com corrente alternada, enquanto que o inversor trabalha com corrente contínua. O inversor de solda é composto por uma placa eletrônica deixando o equipamento mais leve e com um baixo consumo de energia.
As 5 Melhores Máquinas de Solda em 2018
Como escolher uma máquina de solda?
Você não precisará de ferramentas ou materiais exclusivos ou específicos para o aço galvanizado. Use eletrodos 6013, 7018, 6011 ou 6010. Estes são os mais comuns para começar, portanto não devem ser difíceis de encontrar. Comece em uma extremidade se estiver juntando duas peças.
Empurre a solda para reduzir a contaminação e melhorar a cobertura de gás de proteção. Solda a quente e rápido, usando configurações de amperagem e tensão mais altas e velocidades de deslocamento da solda para evitar a queima. Encha a cratera de solda no final de uma solda.
Utiliza-se comumente o consumível arame para arco submerso EM12K com um fluxo neutro, porém quando solicitado com o alivio de tensões e associado com chapas grossas onde os tempos de patamar são prolongados, é necessário o emprego do arame EM13K, da mesma forma utiliza-se o eletrodo E 7018-G que deposita um pouco mais ...