EQST

O Que A Funço Endotelial?

O que é a função endotelial?

O endotélio permite a conexão entre componentes da circulação e sistemas do organismo. As células endoteliais produzem e, dependendo do estímulo recebido, liberam fatores que levam à contração ou relaxamento das células do tecido muscular liso dos vasos.

Qual a importância de uma boa função endotelial?

O endotélio exerce função determinante no controle da homeostase vascular, participando da regulação de sinais intracelulares,1 permeabilidade e tônus vascular, 3 cascata de coagulação e angiogênese,4 entre outros.

Como o exercício contribui para a vasodilatação das artérias?

Uma aumentada atividade das enzimas NOS foi verificada em resposta tanto ao exercício físico agudo quanto crônico, sendo que a atividade da eNOS aumenta agudamente em resposta a hiperemia induzida pela musculatura ativa, provavelmente devido ao elevado estresse de atrito através do lúmen vascular.

Por que a prática de exercício físicos contribui para o aumento da frequência cardíaca?

O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam. Resultado: ficamos ofegantes, sobretudo quando o condicionamento físico não é o ideal para aquela atividade.

Quais são os efeitos causados pela diminuição da atividade simpática sobre as artérias e sobre a pressão sanguínea?

Assim, o exercício físico de baixa intensidade diminui a pressão arterial porque provoca redução no débito cardíaco, o que pode ser explicado pela diminuição na freqüência cardíaca de repouso e diminuição do tônus simpático no coração, em decorrência de menor intensificação simpática e maior retirada vagal(12,21,22).

Quais os mecanismos o corpo encontra para normalizar a pressão?

O mecanismo de trocas líquidas no nível de capilares sanguíneos ajusta a PA pelo controle do volume de sangue. O mecanismo renal regula a PA pela variação do volume sanguíneo, e o mecanismo hormonal ajusta a PA no volume sanguíneo e no grau de constrição arteriolar, principalmente pelo sistema renina-angiotensina.

Quais fatores estão envolvidos nas alterações da pressão sistólica e diastólica de um indivíduo?

Dois fatores afetam a força que o sangue tem: o débito cardíaco e a resistência periférica. O débito cardíaco é o volume de sangue circulado pelo coração. A resistência periférica descreve a quantidade de (ou a falta de) "elasticidade" nas paredes dos vasos.

Quais os principais mecanismos fisiológicos para regulação da pressão arterial?

Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.

Como é realizado o controle fisiológico da pressão arterial a curto e longo prazo?

Em geral, a regulação da PA em curto prazo fica a cargo do Sistema Nervoso Simpático (SNS) e a regulação em longo prazo cabe aos rins. Os rins possuem como unidade funcional o corpúsculo renal, formado pelo glomérulo e pela Cápsula de Bowman.

Qual é o melhor horário para medir a pressão arterial?

O melhor horário é pela manhã, ainda em jejum. Caso precise urinar, faça isso antes e não pegue peso ou se movimente muito. Se isso acontecer, o ideal é que haja um descanso de, pelo menos, 5 minutos antes da aferição. Cigarros e bebidas alcoólicas também não são permitidos nos 30 minutos anteriores.