crossorigin="anonymous">
Ao ferver, a água solta o vapor que vai cozinhar o legume ou a verdura. É nessa etapa que começa a contar o tempo. Em cinco minutos, se o brócolis for novo, já estará no ponto de preparo. Se for mais velho, vai estar um pouco duro e precisará ficar um pouco mais.
Modo de Preparo
Passos
Brócolis e couve-flor devem estar com as flores fechadas e talos firmes. Para escolher brócolis e couve-flor mais frescos, você deve analisar a textura das folhas e a firmeza dos talos: quando as folhas estão mais fechadas e firmes (em vez de mais macias), significa que a verdura está no ponto para ser consumida.
A melhor forma de cortar é virando a couve-flor de ponta cabeça: com a ponta da faca, vá destacando os floretes. Também é mais fácil lavar depois de cortada.
No caso da couve-flor, para mantê-la bem branquinha mesmo após cozida, adicione um pouco de leite à água do cozimento. Porém, você também pode fazer o processo de “branqueamento” com o choque térmico. Ferva a couve-flor por três minutos apenas para escaldá-la.
Tirou o talo central apenas rasgando. Dobrou em 3 partes e foi sobrepondo folha por folha. Enrolou como um rocambole bem apertado para dar firmeza. Usando uma faca super afiada (veja como afiar faca AQUI), foi cortando em fatias beeeeeeeeeem fininhas, sempre apertando e acertando o rolo de couve.
Passo a passo
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
Além de ser saborosa, é uma boa pedida para incluir no cardápio e garantir na saúde, pois as folhas verdes apresentam vários benefícios para a saúde. Diante de tanta coisa boa, seria quase um crime descartar o talo, que também contém é supernutritivo, rico em fibras, ferro e vitamina C, assim como as folhas.
Se optar por sementes coloque as a cerca de 125 cm de profundidade. Da couve podemos aproveitar até o talo. Te provamos que talos cascas sementes e raízes podem ganhar um destino melhor e muito mais saboroso do que ir para o lixo.