Esse é o caso do já citado refluxo gastroesofágico. A saliva ácida também pode ser decorrente da xerostomia, problema mais conhecido como boca seca. Pode ser provocada em função da desidratação orgânica, do consumo de alguns medicamentos ou de alterações no funcionamento das glândulas salivares.
Essa falta de cuidado pode gerar doenças como gastroenterocolites agudas virais e hepatite A. Já a candidíase vaginal, uma infecção bem comum, ocasionada por um fungo, não pode ser contraída pelo contato com o vaso sanitário.
Ato sexual é porta de entrada para bactéria que causa infecção urinária. “O ato sexual pode causar incômodos e dores durante o quadro de infecção urinária. Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada. O mesmo vale para homens e mulheres”, afirma o urologista José Ricardo Silvino.
Infecções urinárias de repetição podem ser relacionadas com relação sexual. Mas um Pcte com infecção em tratamento não tem nenhuma contraindicação em ter relação sexual.
A especialista dá algumas dicas para evitar a infecção de urina, confira:
Os remédios que geralmente são indicados para o tratamento de uma infecção urinária, são os antibióticos, que devem ser sempre receitados pelo médico. Alguns exemplos são a nitrofurantoína, fosfomicina, trimetoprima e sulfametoxazol, ciprofloxacino ou levofloxacino.