O Fandango e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desmbarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente. De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o “ancestral” do carnaval.
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde operíodo Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo arde exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada desapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lámenor, sol maior, fá maior, mi ...
Como resume Câmara Cascudo, o termo fandango designa, em terras brasileiras, o auto marítimo do ciclo natalino, encontrado em alguns estados nordestinos, e o baile sulista, encontrado no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Chegou ao nosso litoral com os primeiros casais de colonos açorianos por vota de 1750. Origem: de origem espanhola (e também com influências portuguesas), o Fandango é uma dança trazida pelos aventureiros, que no passado se espalharam pelos recôncavos do nosso litoral. ...
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, ...
A espiritualidade é um traço característico nas manifestações do maracatu, sendo presente a sua relação com as religiões de matriz africana. As danças, que apresentam semelhanças com o candomblé, são bem elaboradas, especialmente as das baianas e das damas do paço.
Nesse tipo de dança, os personagens de destaque são o rei e a rainha, representando a nobreza da nação. O cortejo é composto por uma bandeira ou estandarte, com o nome do maracatu, abrindo alas. A dama do paço, que carrega a calunga, segue logo atrás, representando todas as entidades espirituais do grupo.
Existem dois tipos de maracatu, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural.
O Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é um tipo de maracatu, um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo afro-brasileiro. É formado por um conjunto musical percussivo que acompanha um cortejo real.
Maracatu é um ritmo musical, dança e ritual de sincretismo religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco. Existem dois tipos, conforme o "baque" ou batida: Maracatu Nação (Baque Virado) e Maracatu Rural (Baque Solto).
O Maracatu, além de ser um estilo de percussão, é um modo de manter viva as raízes, cultura, tradições e história afro-brasileira e também uma certa forma de empoderamento. Por isso, é tão importante para a cultura brasileira.
De origem africana, o Maracatu está presente na cultura pernambucana, o Maracatu é um estilo musical onde a dança ocorre em um bloco fantasiado, embalado pelo som de chocalhos, tambores e gonguê. Também é considerado um ritual religioso com origem no estado brasileiro de Pernambuco.
Maracatu – do Tupi Guarani maracá -tu=batido de maracá. Ritmo proveniente da Zona da Mata de Pernambuco , podendo ser de baque solto ou de baque virado, a presença de instrumentos percussivos torna o ritmo frenético .
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. ... A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei Congo.
O maracatu rural é manifestação cultural que ocorre durante as comemorações do Carnaval e no período da Páscoa, tem como personagem central o Caboclo de Lança e tem dança, música e poesia. É associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Apesar de existirem muitas visões, histórias e hipóteses diferentes, a explicação mais difundida entre os estudiosos acerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos colonizadores portugueses e, por ...
Os personagens do Maracatu Rural são:
O maracatu rural também é chamado de maracatu de baque solto. O nome marca a diferença pra outro estilo de maracatu, típico de Recife e Olinda: o maracatu nação, ou de baque virado – que é mais antigo. As fantasias são diferentes e não existe o caboclo de lança.
A orquestra de um maracatu nação é quase sempre formada por um gonguê, um tarol, duas caixas-de-guerra e nove zabumbas (bombos), podendo ser acrescido um ganzá e o número de zabumbas variar de acordo com as posses do contratante.
* 20 pontos. A - Dança, cinema, grafite e música.
A - É simples, sem muitos detalhes. B - É formado por vestimentas comuns. C - É grandioso, cheio de brilho e cores, bordado manualmente e com muitos detalhes.
O maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país. Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”.
As roupas dos participantes do maracatu são: Muito coloridas, bordadas com vidrilhos e lantejoulas e miçangas. Os lanceiros vestem armação de madeira adornada por um manto, meias, portam uma lança coberta de fitas suas cabeças um lenço com chapéu.
Resposta. Resposta: São danças de origens distintas, mas difundidas na mesma região, a regia nordeste. as três são danças que podem ser dançadas individualmente, seguem o ritmo do batuque, são improvisadas.
O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil. É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.