Ossos da cintura escapular são formados pela escápula e clavícula. Os ossos do membro superior são úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges (proximal, média e distal). Avalie como o úmero, osso do braço, superiormente se articula com a escápula e inferiormente com o rádio e a ulna, e ossos do antebraço.
articulação glenoumeral. A cintura escapular possui uma estrutura articular que é precária na transferência de forças entre o esqueleto apendicular e o axial. Sendo assim, é a musculatura a maior responsável por esta tarefa.
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.
Descrição. The spine of scapula is a prominent plate of bone, which crosses obliquely the medial four-fifths of the dorsal surface of the scapula at its upper part, and separates the supra- from the infraspinatous fossa.
Artrite ou artrose Uma dor localizada na altura da omoplata também pode ser sinal de um desgaste da articulação do ombro (artrose) ou sua inflamação (artrite). Em caso de artrite, há risco de irradiação até a omoplata e surgimento de dores crônicas e intensas na região escapular.
Assim, os problemas mais comuns associados a esta dor são má postura, hérnia de disco, osteoartrite ou até pequenas fraturas. No entanto, em alguns casos, este tipo de dor também pode acontecer quando existe alguma alteração em um órgão que fica nessa região, como o pulmão ou o estômago, por exemplo.