EQST

O Que Significa Atipias De Clulas Escamosas De Significado Indeterminado?

O que significa Atipias de células escamosas de significado indeterminado?

A categoria diagnóstica Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado (ASCUS) pode ser definida como um resultado de caráter indeterminado, na qual os achados citológicos são insuficientes para caracterizar uma lesão intraepitelial escamosa ou carcinoma escamoso, ou mesmo condições inflamatórias ou reativas, ...

O que é possivelmente não neoplásicas?

Olá. O ASC-US é a presença de atipias de células escamosas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas. Essa lesão não necessariamente é uma infecção sexualmente transmissível ou uma lesão pelo HPV. O ASC US não exige colposcopia e biópsia inicialmente.

Quando o Ascus da indeterminado o que é?

ASCUS significa células atípicas de significado indeterminado, mas com origem provavelmente benigna. É uma alteração bastante comum, pode significar infecção por HPV, alguma outra infecção vaginal, alteração hormonal por menopausa, entre outros.

Qual o tratamento para Ascus?

A nomenclatura ASCUS significa atípica de células escamosas de significado indeterminado e não é considerada uma lesão precursora do câncer de colo do útero. A conduta frente a tal alteração é tranquilizar a paciente e repetir o exame citopatologico do colo do útero em 6 meses.

O que é atipia de significado indeterminado?

Dentre os novos termos criados pelo Sistema Bethesda para melhoria de comunicação entre o serviço de citopatologia e o clínico, figuram as atipias de células escamosas de significado indeterminado (ASCUS), definidas como anormalidades mais marcantes que as esperadas para alterações reativas, mas que quantitativamente e ...

O que é uma célula escamosa?

As células escamosas (ceratinócitos) são as principais células estruturais da epiderme (camada externa da pele). O carcinoma de células escamosas é o câncer dessas células.

O que é uma atipia celular?

Atipias celulares são alterações da forma, da relação núcleo-citoplasma e podem representar anomalias do processo de divisão celular. A presença de células atípicas na superfície do epitélio cervical caracteriza uma lesão precursora do câncer do colo do Page 16 7 útero, geralmente assintomática (IARC, 2005).

O que significa a palavra atipia?

Estado do que não está de acordo com um determinado modelo ou tipo. Irregularidade na evolução de determinadas doenças.

O que é atipia na mama?

A presença de atipia no tecido que foi para biópsia (hiperplasia ductal atípica) significa que, além de haver um aumento no número de camadas das células que compõem a glândula mamária, o núcleo dessas estruturas passou por modificações em suas características.

O que é atipia epitelial?

A detecção de certas lesões de mama não cancerosas de alto risco pode levar ao tratamento cirúrgico em mulheres, porém um dos maiores estudos de um tipo específico de lesão de alto risco, a Atipia Epitelial Plana (AEP), reivindica uma observação rigorosa, em vez da remoção cirúrgica.

O que é proliferação epitelial atípica?

Estes tumores são também denominados tumores de proliferação atípica ou tumores limítrofes. Quando visualizados no ultrassom e na tomografia computadorizada se parecem com o câncer de ovário epitelial invasivo. Para confirmar que não é um câncer epitelial de ovário invasivo é necessário realizar uma biópsia.

Qual o tratamento para lesão epitelial proliferativa com Atipias?

Uma punção aspirativa quando identifica atipia é necessário prosseguir a investigação, ou com uma biópsia de fragmento com com a retirada cuidadosa da lesão. Dependerá de cada caso. Seu mastologista irá avaliar qual o melhor caminho.

O que é lesão epitelial proliferativa com Atipias?

Toda biopsia de fragmento com células atípicas implica na retirada completa da lesão. A presença de células atípicas pode ser um marcador de risco, que a paciente tem um risco maior do que a população em geral em desenvolver o câncer ou pode estar associado já a um carcinoma.

O que é uma lesão proliferativa?

1- Conceito : Os processos proliferativos compreende um grupo de lesões relativamente freqüente e são representados por crescimentos teciduais de natureza basicamente inflamatória (sem características histológicas neoplásicas) que ocorrem em diversas localidades da cavidade da boca como resposta à agressões geralmente ...

O que é lesão proliferativa da mama?

Lesões proliferativas com atipia. Nessas condições, existe um crescimento excessivo das células dos ductos ou lóbulos, com algumas das células normais não aparecendo. Esses tipos de lesões incluem a hiperplasia ductal atípica e a hiperplasia lobular atípica.

O que é lesão Papilífera?

O carcinoma papilífero se desenvolve no ducto principal, a partir de papilomas mamários e seguindo esta morfologia. O quadro geralmente se inicia por lesão dentro de um ducto ou por cisto com conteúdo sólido. Enquanto a lesão permanece no interior do ducto ou dentro do cisto é considerada pré-cancerígena (in situ).

O que é papiloma Intracistico?

O carcinoma papilífero intracístico é o carcinoma mamário que cresce sob a forma papilar dentro de cistos. O subtipo mais recentemente reconhecido com estrutura de um papiloma com epitélio tem carater destintivo o suficiente para um diagnóstico de carcinoma in situ.

O que é carcinoma Papilifero de mama?

Trata-se de tipo raro de câncer de mama (0,5%) que se inicia num papiloma mamário. As chances de cura são semelhantes ao tipo de câncer de mama mais comum: mais de 95% se descoberto no início.

O que é tumor encapsulado?

O carcinoma papilar intracístico ou encapsulado é uma rara forma de câncer de mama e representa aproximadamente 0,5 a 1% de todos os tumores que acometem a mama1. Devido a sua falta total ou parcial de mioepitélio, apresenta um bom prognóstico2.

O que são as células foliculares?

A glândula tireoide tem dois tipos principais de células: Células foliculares. Utilizam o iodo do sangue para produzir hormônios tireoidianos, que ajudam a regular o metabolismo.

O que é neoplasia folicular?

A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.

O que é um carcinoma folicular?

O carcinoma folicular ou adenocarcinoma folicular é menos comum do que o carcinoma papilífero, correspondendo a 10% dos cânceres de tireoide. O carcinoma folicular, ao contrário do papilar geralmente não se dissemina para os linfonodos, mas alguns podem se disseminar para outros órgãos, como os pulmões ou ossos.

O que é o câncer de tireoide?

O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.

Quais são os tipos de câncer de tireoide?

Câncer de tireoide | O que é?

  • ANATOMIA. A glândula tireoide está situada na parte anterior do pescoço. ...
  • HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA. Geralmente ele começa como um tumor pequeno que se manifesta como um nódulo assintomático. ...
  • Carcinoma papilífero. ...
  • Carcinoma folicular. ...
  • Carcinoma medular. ...
  • Carcinoma anaplásico. ...
  • Tipos mais raros.

Qual a taxa de mortalidade por carcinoma papilífero de tireoide?

Estima-se uma sobrevivência global de 95% para os carcinomas papilíferos, 77% para os foliculares e 85% para os medulares (linfonodos negativos) e de 40% para aqueles que apresentam invasão ganglionar.

O que significa carcinoma Papilifero da tireóide?

O carcinoma papilífero, responsável por 70%, 80% dos casos, é um tumor pouco agressivo, de evolução lenta. Na maioria das vezes, é diagnosticado num exame de rotina e reage bem ao tratamento. Quando ocorrem metástases, os gânglios linfáticos costumam ser os inicialmente afetados.