Resumo: Em muitas situações de interação, os agentes são compelidos a agir estrategicamente. Isto significa que as linhas de ação que um agente escolhe tomar são condicionadas ou determinadas pelo comportamento observado ou esperado de outros.
A matriz de payoff abaixo resume a porcentagem de mercado ganho ou perdido pela companhia A. A solução do jogo é baseada no princípio da "Melhor entre as Piores". Se a companhia A escolher a estratégia A1, então, independente da estratégia que B escolha, o pior que pode acontecer é A perder 3% do seu mercado para B.
O dilema do prisioneiro faz referência a um problema da teoria dos jogos, sendo um exemplo claro, mas atípico, de um problema de soma não nula. ... Aqui joga-se repetidamente, e quando se repete o jogo, oferece-se a cada jogador a oportunidade de castigar o outro jogador pela não cooperação em jogos anteriores.
Denominamos de payoff ao lucro (ou compensação) de um derivativo. Para forward contract o payoff é a diferença entre o valor combinado e o real valor do ativo na data de entrega. R$2.
Em teoria da decisão, o minimax (ou minmax) é um método para minimizar a possível perda máxima. Pode ser considerado como a maximização do ganho mínimo (maximin). Começa-se com dois jogadores 0-0 da teoria dos jogos, cobrindo ambos os casos em que os jogadores tomam caminhos alternados (por rodadas) ou simultaneamente.
A teoria dos jogos é uma teoria matemática que estuda a tomada de decisão dos indivíduos quando seus resultados estão interligados à decisões de terceiros. Assim, um jogo é vislumbrado como uma interação estratégica entre indivíduos e, nesta interação, há interdependência recíproca.
No Direito Penal, a Teoria dos Jogos baseia-se em todo tipo de informações que possa ser utilizada para planejar uma defesa ou uma acusação. É importante ter conhecimento sobre quais foram suas decisões passadas em casos semelhantes, para situar a estratégia no contexto do jogo processual penal singularizado.
A Teoria dos Jogos analisa as situações estratégicas como se fossem jogos, onde cada jogador escolhe diferentes ações na tentativa de melhorar sua situação. Para explicar a delação premiada, podemos nos aprofundar um pouco mais utilizando o exemplo mais recorrente dessa teoria: o dilema dos prisioneiros.
Nos jogos de coordenação ambos os parceiros usam a mesma estratégia e chegam a um só equilíbrio; ambos compartilham o mesmo recurso. Nos jogos de anti-coordenação, ambos participantes podem jogar diferentes estratégias (trocando as mesmas, daí porque é um jogo simétrico correlacionado) e rivalizam os recursos entre si.