A dor ou desconforto na parte frontal do corpo, abaixo do pescoço e acima do abdômen superior, gera apreensão e logo é associada ao infarto. No entanto, a dor no peito pode ser sintoma de muitas outras questões de saúde. Entre elas, refluxo, úlceras, problemas na vesícula biliar, nos pulmões e dores musculares.
Tratamento. O tratamento para Costocondrite é feito a partir do repouso, evitar realizar movimentos que aumentam a dor e aplicar compressas de água quente. Porém, em certos casos o médico pode indicar a prática de alongamentos suaves que servem para aliviar os sintomas.
No entanto, também podem ser recomendados exercícios de alongamento suaves que aliviem os sintomas, orientados por um médico ou fisioterapeuta. Em outras situações, é indicado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como Naproxeno ou Ibuprofeno, sempre com orientação médica, para o alívio da dor.
O processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do esterno. ... Nele inserem-se vários músculos do abdómen, e pode ser partido, e em alguns casos causar danos, via perfurações.
A dor torácica pode decorrer de problemas articulares, pois as costelas se articulam nas vértebras e, em seguida, diretamente no osso esterno, podendo causar maior sensibilidade no osso torácico. Traumas, torções, mau jeito ou esforço muscular severo podem causar disfunções e tensões na região e seus ligamentos.
Significado de Xifoide adjetivo [Anatomia] Diz-se do apêndice que constitui a parte inferior do esterno.
Principais sintomas Distensão abdominal; Náuseas e vômitos; Febre baixa, até 38ºC, a não ser que haja perfuração do apêndice, havendo febre alta; Perda do apetite.
A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.
“O ultrassom está na linha de frente dos exames utilizados para um primeiro diagnóstico de apendicite aguda. Além das dores no abdome, é importante considerar outros sintomas, como perda de apetite, náuseas, vômito, febre e paralisação do intestino.
Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).