agricultura
Horticultura,a horta ou horto é um local que são cultivados legumes e hortaliças.
O Sistema de Plantio Direto é uma técnica de manejo do solo em que palhiço e restos vegetais (folhas, colmos, raízes) são deixados na superfície do solo. ... Não existe preparo do solo além da mobilização no sulco de plantio.
O preparo do solo é definido como um conjunto de operações agrícolas que envolvem a mobilização mecânica da camada arável (onde se desenvolve a maior fração do sistema radicular das plantas), promovendo o seu rompimento em torrões (agregados) de tamanho adequado, assim como a mistura ou a incorporação de material ...
O objetivo do preparo de solo é dar condições adequadas para o desenvolvimento das plantas, que consistem na formação de uma estrutura de agregados favoráveis ao crescimento das raízes, à presença de ar e água, às atividades dos microrganismos e à adição de matéria orgânica, corretivos e nutrientes.
O preparo do solo depende não só das suas características, mas também do tipo de colheita que se pretende adotar. Geralmente, consiste no preparo inicial com arações seguidas de gradagem ou subsolagem, seguidas de outra aração e gradagem, ou apenas escarificação, com antecedência de um a dois meses.
Mas alguns pontos devem ser observados nessa escolha: o terreno deve ser plano e não reter água da chuva ou da irrigação. Outro fator que precisa ser observado é que o espaço deve receber iluminação solar e ventos moderados. O solo deve ser solto, profundo e rico em matéria orgânica.
Contudo, antes de passar as hortaliças para o solo definitivo, é preciso prepará-lo para permitir o correto desenvolvimento das plantas. O solo ideal para o cultivo de hortaliças deve leve, fofo, poroso, bem drenado, arejado e rico em matéria orgânica.
Como preparar o solo para uma horta
Muro próximo à horta. A luminosidade solar é fator muito importante para o desenvolvimento de hortaliças, pois estimula a bioquímica da fotossíntese. A deficiência luminosa (sombreamento) favorece o estiolamento, que é o aumento na altura e extensão da parte aérea das hortaliças (FILGUEIRA, 2003).
Em geral, um bom terreno para começar uma horta deve ser plano, receber iluminação solar e vento moderado, estar perto de uma fonte de água e não reter a água da chuva ou da irrigação, já que isso pode causar a podridão das raízes.
O planejamento de uma horta reduz gastos com adubos, sementes e água para a irrigação e assegura a conservação do solo. ... Primeiro, se deve definir o objetivo da horta: se será doméstica, demonstrativa ou comercial. Verificar a disponibilidade de área, ferramentas, insumos e materiais necessários.
31- O que não pode haver no solo de uma horta? O ideal é que o solo da horta não seja muito compactado (adensado e duro) nem cascalhento. Esses dois fatores são difíceis de contornar.
É importante comprar uma terra de boa qualidade, que a gente chama composto orgânico ou terra preta. Não venha com adubo químico, isso é fundamental para uma horta orgânica”, avisa, Marcelo. É só encher o vaso. “Aí eu faço a primeira camada, coloco a muda e depois eu preencho com a segunda camada.”
Veja abaixo: