Hierarquia de memória consiste em diferentes níveis de memória, associados a diferentes velocidades de acesso e tamanhos. Os níveis da hierarquia são subconjuntos uns dos outros. Todos os dados encontrados em um nível também são encontrados no nível abaixo dele e assim sucessivamente.
15. Registradores Possui a maior velocidade de transferência, em relação às outras memórias, menor capacidade de armazenamento e maior custo; Tempo de acesso: menor de todo o sistema pois é fabricado com a mesma tecnologia do processador e está interno ao mesmo.
Basicamente são dois tipos de memórias que existem: memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória cache, registradora, memória de acesso aleatória (RAM). As memórias flash, disco rígido (HD), são memórias não voláteis, isto é, não perdem seus dados na ausência de energia.
As memórias voláteis precisam de energia para o armazenamento temporário das informações. ... Exemplos de memórias voláteis: Memória RAM e Memória Cache. Já as memórias não voláteis armazenam as informações mesmo sem energia. Exemplos: Disco rígido (HD) e Memória ROM.
A memória não volátil (NVM) é um tipo de memória que retém os dados armazenados depois que a energia é desligada. Ao contrário memória volátil, não requer uma carga elétrica para manter o estado de armazenamento. Somente leitura e escrita dados para memória não volátil requer energia.
Uma substância volátil é aquela com desprendimento fácil, ou seja, que evapora. Logo, uma substância não volátil é aquela que não se desprende fácil, ou seja, não evapora rápido. Uma substância volátil é capaz de se transformar em vapor em temperatura ambiente. Um exemplo prático é o álcool, éter e acetona.
RAM é a memória volátil que armazena temporariamente os arquivos com os quais você está trabalhando. ROM é a memória não volátil que armazena permanentemente as instruções no seu computador.
Significado de Volátil [Figurado] Característica ou particularidade de volúvel, inconstante.
Significado de Improvável adjetivo Que tende a não acontecer; que pode não ocorrer; incerto. Que não se consegue provar; impossível ou inacreditável.