O Tratado de Assunção foi assinado no dia 26 de março de 1991 e oficializou a criação do Mercosul, o qual tem sua sede oficial localizada em Montevidéu (Uruguai). A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico que envolve os quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Brasil
AMÉRICA DO SUL. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. ... "Com essa proposta, ambos os países viram vantagens em incluir outros membros do Cone Sul, e então se deu a entrada de Uruguai e Paraguai".
E) É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O Mercosul nada mais é do que um acordo que estabelece uma união aduaneira entre os países participantes. Dessa forma, determina que haja livre comércio e política comercial comum (cobra-se a mesma quota de importações entre países terceiros e tarifa zero entre os membros).
O Mercosul é considerado uma “união aduaneira imperfeita”. Isso porque não existe uma zona de livre circulação de mercadorias plena entre os seus membros. ... Atualmente, o Mercosul possui acordos desse tipo somente com Egito, Israel e Palestina.
A sua fundação ocorreu, em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. O principal objetivo do Mercosul é a integração econômica dos países-membros por meio de políticas econômicas comuns, como a adoção de tarifas externas e a livre circulação de mercadorias.
Desavenças entre os países que compõem o acordo do Mercosul. Ausência de uma moeda bem estabelecida. Baixa estabilidade política. Pobreza e desigualdades sociais.
Resposta. o Mercosul tem varias pespectivas e algumas delas são: ampliar a dinâmica econômica, estabelecer a liberalização de serviços, consolidar a formação de um mercado comum, equilibrar as diferenças econômicas, estabelecer legislações comuns e, eventualmente, implantar uma moeda única.
Resposta: A importância de um bloco como o Mercosul acaba sendo estratégica. Ainda que os países da América do Sul tenham as suas fragilidades, não ter um bloco seria ainda mais fatal. A existência do bloco também faz com que tais países possam, dentro das suas limitações, dialogar com outros blocos mais fortes.