O acorde diminuto pode ser usado como acorde de passagem. Quando há, por exemplo a distância de um tom entre um acorde e outro de uma progressão, ele pode ser preenchido com um acorde diminuto.
Os acordes chamados diatônicos eles ocorrem em determinadas escalas ou exclusivamente uma escala. O acorde maior com sétima maior está no I grau de uma escala maior ou no IV grau de outra. O conjunto se apresenta em dois lugares.
– A escala de Dó maior não possui nenhuma alteração (nenhuma nota da escala apresenta sustenidos ou bemóis). – A nota Sol está uma quinta acima de Dó, e a escala de Sol maior apresenta uma alteração, a nota F#. – A nota Ré está uma quinta acima de Sol, e a escala de Ré maior apresenta 2 alterações (as notas F# e C#).
Por exemplo, uma cadência típica na harmonia tradicional seria: Dó maior - Ré menor 7 - Sol 7 - Dó maior: repare como as notas ou graus dos acordes seguem o ciclo de quintas no sentido anti-horário. O ciclo de quinta nos mostra quais notas são mais próximas ou que soam mais consonantes com a nota tocada.
De uma forma simplificada, o Ciclo Das Quartas é uma sequência de notas distanciadas por intervalo de 4J (quarta justa). ... O interessante do ciclo é que ele inicia no dó, passa por todas as notas e volta para o dó.
DEFINIÇÃO: TONS VIZINHOS Pensando em escalas por exemplo, esses tons são aqueles onde várias notas se repetem, por isso são chamados de vizinhos. Essa relação que eles possuem em comum é uma ferramenta muito útil na hora de uma necessidade de modulação (mudança de tonalidade).
Confira na regra lá em cima: F = 1 bemol (que é o Bb).