Sá de Miranda desenvolveu vários temas poéticos, atingindo a reflexão moral, a filosofia, a política, como também o lirismo amoroso. Sá de Miranda nunca abandonou as formas tradicionais da redondilha, mesmo depois de aceitar a escola italiana.
O poeta é como um profeta, deve denunciar os vícios da sociedade, sobretudo da Corte, o abandono dos campos e a preocupação exagerada do luxo, que tudo corrompe, deve propor a vida sadia em contacto com a «madre» natureza, a simplicidade e a felicidade dos lavradores.
Sá de Miranda foi importante pq foi ele quem instroduziu os conceitos renascentistas e o soneto a Portugal. Antes os poemas eram formados por redondilhas menores (5 sílabas poéticas) e redondilhas maiores (7 sílabas poéticas), mas com a introdução do soneto passaram a ser versos decassílabos.
Seus poemas são compostos em versos regulares. No caso dos sonetos, o poeta utiliza também a medida nova (decassílabo). Adepto ao neoplatonismo, sua poesia idealiza o amor e a mulher amada. Além disso, apresenta temáticas como o desconcerto do mundo e o sofrimento amoroso.
Francisco de Sá deve seu nome atual ao Dr. Francisco Sá, ilustre filho do município que , além de engenheiro notável, foi, durante muitos anos, Ministro da Viação e Obras Públicas.
Francisco Sá (Minas Gerais)
Prefeito