Um extintor pode controlar e extinguir o foco do incêndio, o que, com certeza, irá garantir o patrimônio e a segurança das pessoas que estiverem presentes no local.
classe K
Alguns dos materiais utilizados na cozinha, como óleo e banha podem causar um incêndio de grandes proporções, caso não seja combatido rapidamente. Muita gente não sabe, mas há extintor apropriado para esse tipo de incêndio, é o extintor de incêndio para cozinha industrial, Classe K.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Para isso, deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água. Os fogos de classe “B” enquadram os materiais em líquidos inflamáveis, que também queimam em extensão (somente em superfícies), mas que, normalmente, não deixam resíduos.
A combustão é definida como sendo uma reação química exotérmica que se processa entre um combustível e um comburente liberando luz e calor. Para que esta reação aconteça e se mantenha, são necessários quatro elementos: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia.
Principais causas de incêndios
Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente