Hoje, vamos conferir as regras de uso dos verbos modais must, have to, may e might....Por exemplo:
Os verbos modais são verbos auxiliares que usamos para expressar uma opinião sobre se algo é provável ou possível. Também os usamos quando falamos de habilidade, pedimos permissão ou fazemos uma solicitação. Os verbos modais são: Can.
Verbos auxiliares são aqueles que auxiliam a conjugação de outros verbos. São eles: Ter, Haver, Estar, Ser. Agora que sabemos sobre o conceito destes verbos, é o momento de aprendermos a conjugá-los corretamente. Então vamos lá!
Can é usado quando queremos expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido. Ele é um dos principais modal verbs (verbos modais) da língua inglesa. O verbo modal can tem a função de auxiliar o verbo principal na frase.
Como não podemos usar o verbo modal can no futuro, geralmente utilizamos a expressão be able to para expressar habilidade no futuro. Lembrando que essa expressão (be able to) pode ser usada em todos os tempos verbais, apenas conjugando o verb to be e que ela passa a ideia de conseguir, poder, etc.
Existem duas formas de usar a palavra CAN na forma negativa, ambas com o mesmo significado: CANNOT, que é a forma não contraída, e CAN'T, que é a forma contraída e mais utilizada.
Já para expressar o oposto, incapacidade, inabilidade, proibição e dedução utiliza-se para o CAN o can't, que é a junção do can + not, ou cannot que é a forma completa, e para o COULD utiliza-se o couldn't, forma contraída, ou could not, ambos significando, respectivamente, não pode ou não poderia.
Can't: não pode, não consegue, não dá conta. Couldn't: Não pôde, não conseguia, não deu conta. A terceira pessoa não influencia nada neste caso. Trata-se de "can't"(presente) e "couldn't"(passado).