O chefe do grupo fica virado de costas e diz: "Batatinha frita um, dois, três". Depois, ele se vira para os outros. O grupo tem que avançar para chegar até o chefe antes de ele virar, pois quando ele vira todos têm que se transformar em estátuas. O chefe dá uma olhada no grupo, vira de costas e fala novamente a frase.
Essa brincadeira surgiu da tradicional brincadeira 1,2,3 TAMARÉ. Um Aluno será o chefe da batatinha frita e ficará virado de costas (ou de olhos fechados) em uma linha de fundo da quadra e dirá: "Batatinha frita um, dois, três" e se vira rapidamente, olhando para os outros alunos.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos – gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Mas as primeiras referências ao jogo de que se tem registro confirmado datam do século 17.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
Amarelinha. ... Esse jogo infantil é bem antigo e, por isso, acredita-se que foi inventado por romanos, já que existem gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore em vias da Roma Antiga. No entanto, as primeiras referências que têm registro confirmado do passatempo são do século 17.
Conceito de Brincadeiras Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa. São inúmeros os motivos pelos quais as crianças brincam.
Brincadeiras para educação infantil
7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira
É uma forma de jogo livremente estruturada que geralmente inclui encenação, substituição de objetos e comportamento não-literal. O que separa a brincadeira de outras atividades diárias é o seu aspecto divertido e criativo, em vez de ser uma ação realizada em prol da sobrevivência ou da necessidade.
Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Em resumo os jogos possuem um certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo:
Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular.
Comportamento. A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Brincadeiras populares transmitidas de geração em geração As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. ... Nascidas na cultura popular, elas não possuem regras fixas, de modo que suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos grupos.
JOGOS SENSORIAIS SÃO OS JOGOS QUE ENVOLVEM TODOS OS SENTIDOS HUMANOS PARA A SUA REALIZAÇÃO SENDO ELES: VISÃO, TATO, OLFATO, PALADAR E AUDIÇÃO. DENTRE EXEMPLOS DE JOGOS SENSORIAIS, PODE-SE CITAR: RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO, ESCOLHENDO APENAS UMA ALTERNATIVA.
Exercícios de estímulo - pratique esportes, dança, tai chi chuan, identifique diferentes objetos apalpando-os sem olhá-los, mexa com a terra, as plantas, os animais. Entre na piscina ou banheira, feche os olhos e vá percebendo o toque da água (e sua temperatura) em cada parte do corpo.
Audição
Deixe que o pequeno conheça e brinque com substâncias novas ao seu contexto, como objetos viscosos (gelatina). Itens como espuma ou massinhas de modelar também são muito boas para estimular o desenvolvimento sensorial de tato da criança.
A estimulação da percepção sensorial deve ser trabalhada desde a educação infantil. ... Desenvolve a coordenação motora — na educação infantil, principalmente, a estimulação da percepção sensorial é fundamental para desenvolver a coordenação motora, assim como a concentração e o desenvolvimento cognitivo.
Percepção Visual refere-se a capacidade do cérebro de fazer sentido do que os olhos vêem. Este não é o mesmo que o Acuidade Visual. Boas habilidades perceptivas visuais são necessárias para leitura e escrita, recortar, desenhar, completar problemas de matemática, bem como muitas outras habilidades.
O processo da consciência corporal acontece aos pouco e se dá através dos cinco sentidos. ... É por isso que a estimulação dos cinco sentidos é uma das prioridades da educação infantil. As crianças não apenas podem, como devem realizar atividades que permitam a elas explorar o tato, visão, paladar, audição e olfato.