A corda vermelha ou fita vermelha (red string, red ribbon ou red tape em inglês) é uma espécie de amuleto/talismã popularmente associado ao Judaísmo e a Cabala, usado para afastar o infortúnio provocado por um mau-olhado (עין הרע em hebraico).
Para saber se uma criança está com quebranto, coloque a ponta da língua na sua testa e prove: se estiver salgada é sinal de quebranto. Para curar o quebranto ou o mau-olhado utilizam-se rezas, benzeduras e simpatias.
4 banhos para renovar as energias da criança
Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (benzer) (nome da pessoa) tu tens quebranto, dois te puseram, três hão de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar. Em nome das três pessoas da Santíssima Trindade (benzer) que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Dimpna
Quando Deus andou no mundo, de tudo ele curou: de olhado, vento caído, dor nas tripas, cólicas, espremedeira, todos os males saístes para fora pela imagem do Senhor com Pai Nosso e Ave Maria e Santa Maria que o Senhor nos ensinou."
O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.
A míngua, para o saber médi- co-científico é denominada de anemia, ou seja, uma diminuição da hemoglobina do sangue circulante, com ou sem diminuição dos glóbulos vermelhos que desen- cadeia um processo de subnutrição e, consequentemen- te, de fraqueza.
Responsáveis por manter vivos costumes que vêm de várias gerações, as benzedeiras são o porto seguro de quem passa por momentos difíceis. Na maioria das vezes, tudo o que elas têm a oferecer são orações e pensamentos positivos.
As benzedeiras, tal qual conhecemos hoje, sofreram um processo de estigmatização que se faz mais presente a partir dos séculos XII e XIII, com as Inquisições pregadas pela Igreja, que alegavam serem elas bruxas, portadoras de ofícios diabólicos, perigosas, hereges, produtoras de remédios, ervas que afetavam a mente dos ...
O benzimento é feito em suas casas ou mesmo à distância, variando entre a varanda, um quarto separado ou mesmo no quintal. Podem utilizar pequenos ramos de plantas como a arruda (Ruta graveolens L.), guiné (Petiveria alliacea L.)
As rezadeiras, benzedeiras ou até mesmo curandeiras, são mulheres que realizam as benzeduras em busca de curar o individuo doente de alguma enfermidade e para executar esta prática, elas acionam conhecimentos do catolicismo popular, utilizando “súplicas” e “rezas”, que tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio ...
36) as rezas aparecem definidas como “as orações populares rezadas pelos rezadores ou benzedores para curar doenças, pedir proteção e saúde para as pessoas que os procuram”. O curandeirismo é um fenômeno religioso que aparece em quase todas as épocas da história brasileira, desde o período colonial aos nossos dias.
Vento caído ou vento virado É uma doença específica de criança, e que está associada ao desarranjo intestinal e à desidratação, a criança adquire esta doença através de um susto. Neste momento, o bucho da criança vira, e só fica curado, depois de rezar três vezes.