Olheira profunda ou estrutural: Pelo fato de se caracterizar pelo déficit de volume, a primeira opção de tratamento é através do preenchimento com ácido hialurônico. Com ele, é possível devolver o volume para a região, minimizando, assim, a depressão e a sombra existente no local.
Olheiras são marcas profundas de cor arroxeada, que se formam em volta das pálpebras. Essas surgem devido o acúmulo de melanina e a congestão de vários vasos sanguíneos da pele das pálpebras e nesta região a pele é mais fina e tende a escurecer mais facilmente.
Olheiras vasculares ou sanguíneas Com pigmentação vermelha ou roxa, essas olheiras são causadas pela má circulação na região ocular ou devido à pele ser muito fina e clara, propiciando a visualização dos vasinhos de sangue.
Olheiras roxas ou avermelhadas: são as olheiras sanguíneas, causadas especialmente pelo cansaço e por noites mal dormidas, quadros que aumentam os níveis de cortisol e, consequentemente, deixam os vasos sanguíneos mais aparentes na região de pele naturalmente mais fina.
Olheiras vasculares: Estresse, noites mal dormidas e cansaço podem causar essas olheiras; A região costuma ficar inchada; Tratamento: luz pulsada, laser, cirurgia para retirada de bolsas,drenagem linfática, dermocosméticos com cafeína.
Elas surgem devido à alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos. Fatores como cansaço, alergia, envelhecimento, excesso de sol e noites mal dormidas agravam o problema.
De acordo com a médica, “as olheiras profundas são aquelas que possuem uma concavidade na região intraocular. Em geral, são de origem genética, mas podem agravar com o surgimento de alguns fatores, como o envelhecimento precoce, privação de sono, cansaço, além do emagrecimento acelerado”, esclareceu.
As olheiras escuras (pigmentares) têm caráter hereditário e são muito comuns em pacientes de pele morena, negra ou com descendência árabe e indiana. A dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba, explica que há um acúmulo de melanina na região das pálpebras, o que acaba tornando a coloração mais intensa.
Para tirar as olheiras escuras, pode-se recorrer a tratamentos caseiros simples, como pepino, camomila, batata ou gelo, mas também existem cremes anti olheiras e os tratamentos estéticos como o laser e o peeling com ácidos, por exemplo.
O tratamento à laser para manchas no rosto é bastante eficaz, pois atua diretamente nos melanócitos, uniformizando o tom de pele. Além disso, estimula a produção de colágeno e elastina, melhorando o aspecto da pele, principalmente quando é feito de forma pulsada. Saiba mais sobre o tratamento com a luz pulsada.
Ele trata manchas, rugas, flacidez e até cicatrizes de acne. O laser estimula a produção de colágeno e tem ação anti-idade. Normalmente estão indicadas 3 a 5 sessões mensais. *O preço da sessão varia entre R$ 1.