Significado de Intertextualidade substantivo feminino Diálogo entre textos; criação ou superposição de textos. Composição de um texto usando outro como base, pode ser feita por meio de citação, paródia ou paráfrase: intertextualidade entre uma poesia e uma música. ... Intertextual + idade.
Intertextualizar é fazer e comparar seu texto.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. ...
Como vocês perceberam, a estilização, portanto, é um tipo especial de paráfrase. Nela a concordância com o texto original se dá em linhas mais gerais, no campo das idéias, mas a forma de expressão dessas idéias é tão particularizada que dizemos que ela há um “estilo” próprio.
O plágio é uma cópia já a intertextualidade é a criação de um texto a partir de outro já existente. Exemplo de intertextualidade: paródia musical.
Isso significa que alguém, ao escrever seu texto, estabelece, propositadamente, uma ponte, um elo, com um texto anterior, que chamamos de texto matriz. Esta relação pode ser harmônica (o texto derivado e o matriz têm ideologias semelhantes) ou desarmônica (o texto derivado diverge do texto matriz).
O que é estilização? Vem de estilo, você faz uma imagem ao seu estilo, foge do padrão realista. Enquanto vemos muitas imagens buscando a cópia, quem estiliza a imagem faz colocando e até exagerando seu traço, para que ele seja facilmente reconhecido como seu, que vai ao seu estilo.
Citação: Referência a uma passagem do discurso de outrem no meio de um texto. ... Referência e alusão: O escritor não indica abertamente o evento, ele insinua por meio de alegorias ou qualidades menos importantes. Paráfrase: Ocorre quando o escritor reinventa um texto pré-existente, resgatando a filosofia originária.
Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. ... Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
Muito fácil! Um exemplo de paráfrase seria: “Frida Kahlo, com ironia, devido às sequelas deixadas pela poliomielite, desdenha da presença dos pés, uma vez que, em uma opinião empoderadora, ela tem algo mais especial: asas, elementos mágicos do mesmo teor surrealista que suas obras”.
Para elaborar uma boa paráfrase, é preciso ler bem o texto e identificar alguns aspectos importantes e isso nós fazemos em dois momentos de leitura: leitura inspecional, a fim de buscar os principais dados do texto (autor, assunto, tema) e leitura atenta, cujo objetivo é levantar os referenciais do texto lido (gênero ...
O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a ideia do texto....Além disso, são exigências de uma boa paráfrase:
Denomina-se Paráfrase ou citação indireta quando se faz uso da idéia de um autor transcrevendo-a com suas próprias palavras, mas mantendo-se a idéia original. Neste caso, não se utiliza aspas, mas deve-se também citar o sobrenome do autor, ano e número da página, caso a paráfrase seja de uma pagina específica.
Se alguém pedir para você parafrasear um parágrafo mas você não sabe como, não se preocupe. Parafrasear significa simplesmente pegar o texto original e usar suas próprias escolhas de palavras e estruturas para reescrevê-lo e, ao mesmo tempo, transmitir a mesma mensagem.
Um citação bem colocada, ou seja, entre aspas e bem costurada com o seu posicionamento enriquece muito sua redação, mas você não perde pontos se parafraseá-la. Se fizer isso, tenha em mente que o uso de aspas não ocorre, uma vez que você está reescrevendo a citação com as suas palavras.
Resposta: Paráfrase: reproduzir o texto com explicações, sem perder a originalidade do mesmo. Citação Direta: citar de forma integral (copia), idêntica ao texto original. com informação do autor, obra e data.
4 passos para fazer um bom resumo