As Corporações de Ofício eram bastante organizadas, servindo também como um ambiente de aprendizado do ofício e de estabelecimento de uma hierarquia de trabalho. A organização interna destas associações possuía uma rígida hierarquia como base, sendo composta por Mestres, Oficiais e Aprendizes.
Eu acredito que a função do mestre pode ser dividida em duas atribuições. A primeira, como o responsável pela observância das regras, pelo bom andamento do jogo, e solucionador de possíveis conflitos.
As corporações de ofício eram grupos de profissionais que começaram a se especializar na produção de determinados produtos e se reuniam de forma a garantir vantagens e segurança. Na Idade Média, o sistema produtivo era o feudalismo, sem o desenvolvimento de um comércio intenso, mas sim pautado pela troca de produtos.
Durante a Idade Média e mesmo após, na Europa, as corporações de ofício, corporação artesanal ou guildas eram associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam garantir os interesses de classe e regulamentar a profissão.
Basicamente, a função dos banqueiros era a de trocar moedas de diferentes países, como uma casa de câmbio hoje em dia. Inicialmente eles trabalhavam nas ruas, próximos ao comércio, utilizando pequenas mesas e/ou bancos, por isso o nome 'banqueiros'.
A grosso modo, junto às Guildas Medievais e as Corporações de Oficio, as Hansas, associações de mercadores que tratavam dos assuntos relacionadas aos desenvolvimentos das profissões e do comércio, fortaleceram e organizaram as relações comerciais e econômicas europeias.
O principal objetivo da liga era aumentar o comercio entre os comerciantes das cidades associadas. Servia também para potencializar o poder de negociação com outras ligas ou regiões comerciais estrangeiras. A primeira liga surgiu em 1241, a partir de um acordo entre as cidades alemãs de Hamburgo e Lübeck.
Significado de Hansa substantivo feminino [História] Durante a Idade Média, em certos países europeus, associação constituída por mercadores com objetivos comerciais. Etimologia (origem da palavra hansa). Do francês hanse.
Além das guildas, existiam também as hansas na Idade Média. Estas eram associações de comerciantes que dominavam determinados segmentos do comércio. A mais conhecida foi a Liga Hanseática, formada por várias cidades mercantis, que dominou o comércio na região norte do continente europeu no final da Idade Média.
As Ligas ou Hansas: estas defendiam os interesses dos comerciantes de várias cidades. As primeiras foram formadas no século XII e cuidavam do comércio em larga escala ( o que hoje poder ser o comércio por atacado). A liga de maior destaque foi a Liga Hanseática, que incluía comerciantes alemães.
Membros da Liga Hanseática