EQST

Como Deve Ser A Educaço Do Campo?

Como deve ser a educação do campo?

Assim, a educação do campo deve ser aquela em se baseia em práticas educativas e pedagógicas que estejam de acordo com a realidade da população camponesa, bem como que levem em conta a cultura e as tradições das pessoas que vivem no âmbito rural.

Qual a diferença entre a educação rural e a educação do campo?

Distinguir estes conceitos é relevante, uma vez que a Educação Rural e a Educação do Campo são concepções educacionais diferentes, sendo a Educação do Campo uma proposta consagrada por diversos movimentos sociais ligados ao campo, provinda da necessidade de “romper” com o modelo educacional rural até então utilizado.

Qual a diferença entre campo e rural?

Zona Urbana e Zona Rural Nas cidades, as casas ou apartamentos são construídos bem junto uns dos outros. A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras.

Quando surgiu a educação do campo?

A história da educação do campo surgiu da luta de homens e mulheres por uma educação que considere sua realidade social, econômica e política. ... A discussão sobre educação do campo avançou nos últimos anos, sobretudo a partir da Constituição de 1988 que chama atenção para a educação campesina e sua especificidade.

Qual a relação entre educação cultura e identidade?

A educação é compreendida como o processo de desenvolvimento dos indivíduos, no sentido de que possibilita que os indivíduos sejam capazes de conhecer a cultura, assim como compreender a identidade cultural.

O que é cultura e identidade?

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

O que é educação e cultura?

A educação cultural consiste na capacidade de reflexão. Na educação cultural, as crianças e os jovens aprendem a refletir sobre a sua própria cultura, a cultura dos outros e a cultura em geral.

Como trabalhar com a pluralidade cultural em sala de aula?

  1. Destaque o valor da diversidade cultural. No ambiente escolar construímos nossas primeiras relações sociais. ...
  2. Enfatize a importância da tolerância religiosa. ...
  3. Estimule o respeito à diversidade étnico-racial. ...
  4. Promova a integração entre os alunos.

Como trabalhar as festas populares na escola?

Faça um projeto interdisciplinar da Festa Junina na escola Na Educação Física os professores podem trabalhar (e ensaiar com os alunos) as danças típicas, como a quadrilha e ainda coreografar as músicas mais populares da época: 'Cai, Cai, Balão', 'Pula fogueira' e 'Requebradinho'.

Como trabalhar com o tema Escola?

1) Conhecer a história da escola. 2) Resgatar elementos de sua história na escola. 3) Valorizar as situações vividas, as relações construídas, bem como as experiências de aprendizagem na escola. 4) Reconhecer a escola como espaço de construção de conhecimento e de história de vida.

Quais as festas populares brasileiras?

As melhores festas populares brasileiras

  • Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras. ...
  • Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma festa de tradição e fé ...
  • Festa de São João ou Festa Junina: danças, fogueira e tradição. ...
  • Beleza e natureza no Festival Folclórico de Parintins. ...
  • Festa do Peão de Barretos: o legado sertanejo.