Apesar do nome, nem todas as sanguessugas se alimentam de sangue. Algumas espécies são predadoras e comem pequenos animais, como caramujos, larvas, insetos, vermes e outros invertebrados. Aquelas que sugam sangue têm dentes afiados. Elas podem se alimentar do sangue de peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos.
Haementeria ghilianii amazônica
As sanguessugas (anelídeos) são animais invertebrados e hermafroditas que têm uma enorme diversidade morfológica. Existem mais de 600 espécies diferentes, entre elas há as terrestres, marinhas e de água doce. São parasitas temporários que se alimentam de sangue.
Clitellata
Clitellata
A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).
Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".
Fique sabendo que ela é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. ... Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.
A importancia ecologica dos equinodermos é bastante consideravel devido ao seu papel de " predador do topo da cadeia alimentar " , podem alterar a composição das espécies de qualquer nicho ecológico, mantendo o equilibrio dos ecosistemas.