EQST

Quais So As Principais Vias De Administraço?

Quais so as principais vias de administraço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais são as principais vias de administração?

Via Enteral

  • Oral. É a via mais utilizada, por apresentar características como a segurança, economia, além da facilidade de administração e não causar dor. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via Intradérmica (ID) ...
  • Via Subcutânea (SC) ...
  • Via Intramuscular (IM) ...
  • Via Endovenosa. ...
  • Via Respiratória.

Quais são as vias de administração do medicamento?

Entenda as principais vias de administração. A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

Qual é a via de administração mais rápida?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

O que é via de administração parenteral?

Parenteral: É a administração do medicamento através dos injetáveis: Endovenosa, muscular, subcutânea e intradérmica. Finalidade: •Absorção de drogas por via parenteral.

O que é a via intradérmica?

Injeção intradérmica ou via intradérmica é uma via de administração de medicamentos. Os princípios ativos são administrados entre a derme e a epiderme. O tecido é pouco distensível, sendo assim o volume a ser aplicado varia de 0,1ml a 0,5 ml.

São complicações da via parenteral?

Dor, geralmente causada pela picada da agulha ou pela irritação da droga; Em casos de engano pode provocar lesão considerável; Em função do rompimento da pele, pode ocorrer o risco de adquirir infecção; Uma vez administrada à droga, impossível retirá-la.

Quais são as vias parenterais diretas?

Principais vias parenterais: Intravenosa, subcutânea e intramuscular. Além disso, outra vantagem é no tratamento de emergência, pois atinge a concentração máxima na corrente sanguínea em um minuto. Num paciente inconsciente é uma alternativa, pois não pode ser administrado nenhum medicamento via oral.

Quais os locais de aplicação endovenosa?

É a introdução de uma droga diretamente na veia, em geral, nas veias superficiais dos membros superiores.

O que é forma farmacêutica exemplos?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.

O que é uma forma farmacêutica?

Formas farmacêuticas são as diferentes formas físicas nas quais os medicamentos podem ser apresentados: comprimidos, cápsulas, xaropes, entre outros.

O que é uma formulação farmacêutica?

Com a finalidade de se padronizar a medicação foram criadas as formulações que consistem na composição qualitativa e quantitativa do medicamento ou da forma farmacêutica. A formulação especifica os componentes, que são a droga vegetal e excipientes e a quantidade de cada um.

O que são formas farmacêuticas oficiais?

As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e podem ser classificadas como sólidas, líquidas, semissólidas e gasosas. Essas formas podem ser administradas por via oral, parenteral, retal, vaginal, oftálmica, aérea, auricular e percutânea.

O que são formas farmacêuticas isotônicas?

As soluções que apresentam pressão osmótica (PO) aproximadamente igual aos fluidos corporais são ditas isosmóticas, ou seja, apresentam a mesma tonicidade que os líquidos orgânicos (isotônicas).

Quais são os tipos de comprimidos?

Diferentes tipos de comprimidos

  • Comprimido não revestido. ...
  • O que é comprimido revestido? ...
  • O que é comprimido dispersível? ...
  • Comprimido efervescente. ...
  • O que é comprimido de liberação prolongada? ...
  • O que é comprimido sublingual ? ...
  • Comprimido gastroresistente. ...
  • Comprimidos de suplementação alimentar e nutracêuticos.

Quais são os tipos de interação medicamentosa?

Existem interações medicamentosas do tipo medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-bebida alcoólica e medicamento-exames laboratoriais. As interações medicamentosas podem ocorrer entre medicamentos sintéticos, fitoterápicos, chás e ervas medicinais.

O que é a interação medicamentosa?

Interações medicamentosas é evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental.

Como acontece a interação medicamentosa?

É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento.

Quais os tipos de interação medicamentosa podem ocorrer com o uso de antibióticos?

Algumas interações relacionadas a absorção também podem afetar a flora intestinal e alterar o efeito de alguns fármacos, um exemplo é o uso de antibióticos orais em conjunto com contraceptivos, isso ocorre pois alguns antibióticos diminuem a flora bacteriana no intestino grosso, estas bactérias tem a função de ...

Quais as gravidades da interação medicamentosa?

Quando pensamos em danos, classificamos a gravidade do efeito da interação medicamentosa como leve, grave ou moderada. Existem casos em que pode ocorrer uma interação e, mesmo cientes desse risco, o Médico e o Farmacêutico optam pela manutenção dos medicamentos associados, necessários para o tratamento do paciente.

Quais medicamentos não podem ser administrados juntos?

Confira algumas combinações perigosas:

  • Anticoncepcional + antidepressivo fitoterápico (hipérico ou erva de São Jorge) ...
  • Anti-inflamatórios + ácido acetilsalicílico (aspirina) ...
  • Anti-inflamatórios + paracetamol. ...
  • Antidepressivos + antigripal (anfetamina) ...
  • Anti-inflamatórios + corticoides. ...
  • Antiácidos + antibióticos.

Quais os riscos da interação medicamentosa?

Embora nem toda interação medicamentosa seja ruim, é preciso estar atento aos riscos de reunir, sem intenção prévia, dois ou mais efeitos terapêuticos. As consequências variam de dores pelo corpo, sangramentos e até problemas cardíacos, podendo, no extremo, ser fatal.

Quais são os 3 pilares das interações medicamentosas?

As interações podem ocorrer na fase farmacocinética (na movimentação do ativo, da absorção até excreção) e na farmacodinâmica (relacionado ao local de ação de um fármaco). As interações farmacocinéticas são as mais frequentes e influenciam de forma significativa a terapêutica medicamentosa”, explica ele.

Que tipo de interação medicamentosa ocorre quando duas drogas produzem o mesmo efeito?

1) Sinergismo. Nos casos em que dois ou mais fármacos administrados conjuntamente têm o mesmo efeito farmacológico.

O que é interação medicamentosa e farmacocinética?

Nas interações farmacocinéticas, em geral, um fármaco modifica a absorção, a distribuição, a ligação às proteínas, a biotransformação ou a excreção de outro fármaco. Assim, ocorre a modificação da quantidade e a persistência do fármaco disponível nos locais dos receptores.

O que quer dizer a palavra interação?

Significado de Interação substantivo feminino Influência recíproca entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra: a interação da teoria e da prática. Diálogo entre pessoas que se relacionam ou convivem.

Que tipos de interação podem ocorrer entre os fármacos e os alimentos exemplifique?

Os medicamentos e os alimentos podem interagir entre si de forma benéfica ou indesejável. No primeiro caso, facilitando a absorção ou diminuindo seus efeitos colaterais. Por outro lado, pode impedir tal absorção, diminuindo sua eficácia e comprometendo o tratamento de determinada enfermidade.

O que fazer em caso de interação medicamentosa?

Compartilhar: Se um paciente perceber que, após o uso do remédio, algum efeito ruim se manifestou, a providência mais indicada é procurar um médico. Outra alternativa é buscar o serviço de farmacovigilância mais próximo de sua residência.