O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua autoestima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e, apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.
Os professores em sua arte de educar devem usar a sabedoria na qualidade da relação com os alunos, visando estratégias que norteiem a formação de cidadãos dentro de uma relação pedagógico-afetiva. ... Falar em “Afetividade com um olhar pedagógico” é acreditar em uma escola construída a partir da compreensão mútua.
O professor deve olhar para o aluno de forma integral, buscando identificar suas diferentes dimensões formativas e como sua atuação – nessa função educadora -, responde ou dialoga com elas.
O processo de aprendizagem deve ir além de um simples olhar, ou seja, deve ser praticado a escuta sensível, uma vez, que cada pessoa carrega algo da fala do outro, o que auxilia na construção do saber.
O trabalho com projetos cria oportunidades para o professor utilizar diferentes métodos, adequando-os à realidade da sala de aula e da sua turma. O projeto propicia a junção entre as áreas do conhecimento, contribuindo para que a aprendizagem seja significativa. É uma forma lúdica de ensinar.
Com a pedagogia de projetos, o professor tem a oportunidade de inserir os seus alunos com o problema a ser trabalhado, interagindo com o objeto de aprendizagem e, nessa prática, fazer ocorrer uma interação em que um aluno aprende com o outro, compartilhando a linguagem, os saberes, as dificuldades e dúvidas que ...