Os rins tem como função primordial a filtração, ou seja excreção de metabólitos que não são desejáveis, como ureia, ácido úrico, sódio entre outros. Assim mantendo a hemóstase corporal, com níveis fisiológicos de ureia, creatinina, pH, água, etc.
Os rins regulam a osmolaridade, assim como os fluídos do corpo. Além disso, os rins colaboram para manter o pH sanguíneo, tal como os pulmões e o fígado, agindo por meio de um sistema de tamponamento - que pode ser definitivo ou temporário.
Propriedade auto-reguladora de um sistema ou organismo que permite manter o estado de equilíbrio de suas variáveis essenciais ou de seu meio ambiente. Homeostasia: [De homeo+stase+ia] S.f. 1.
Homeostasia ou homeostase, a partir dos termos gregos homeo, "similar" ou "igual", e stasis, "estático", é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.
O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.
Olá! A homeostase compreende o conceito de que o organismo encontra-se em seu estado basal, ou seja, normal. Já o estado estável compreende o conceito relacionado ao momento em que o organismo encontra-se em um estado inalterado, constante, todavia, pode não estar em seu estado basal, ou seja, homeostático.
Como as atividades físicas ajudam no equilíbrio mental, elas impactam diretamente no ânimo. Isso porque a liberação da endorfina faz com que a pessoa que pratica a atividade física sinta um bem-estar e também de relaxamento.
Engana-se quem acredita que toda tontura é consequência de uma labirintite. Lesões no labirinto (estrutura localizada dentro do ouvido) são apenas algumas das causas que levam pessoas a se sentirem tontas. No entanto, doenças neurológicas também podem provocar a sensação de desequilíbrio.