Os movimentos básicos da Ginástica de Solo são: (A) barra fixa, cavalo com alça, trave de equilíbrio.
A ginástica artística nasceu oficialmente em 1811, quando o alemão Friederich Ludwig Jahn criou, em Berlim, o primeiro clube dedicado ao esporte. No entanto, a modalidade é uma das mais antigas da História. O esporte teve suas no antigo Egito, onde artistas faziam acrobacias circenses para entreter o público.
Começou nos Jogos de Atenas e nos Jogos Pan-americanos ela está desde 1951. No tocante à categoria feminina, foi somente nas Olimpíadas de 1928 na Holanda que as mulheres passaram a competir. Hoje esse grupo tem grande representatividade no Brasil e no mundo.
A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.
Apesar da ginástica ter indícios de surgimento no país, no estado do Rio grande do Sul, foi em Santa Catarina que formalizou-se o esporte no Brasil. Os catarinenses desenvolveram a modalidade esportiva por meio da Sociedade de Ginástica de Joinville, em 1858.
A Ginástica Artística no Brasil Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn. As primeiras competições, porém, têm sede em Santa Catarina, já no final da década de 1850.
Novo Hamburgo
Dessas, duas possuem grande importância para a Ginástica: a Academia Real da Marinha e a Escola de Medicina.
No Brasil, os métodos ginásticos influenciaram sobremaneira a constituição da Educação Física e estiveram presentes nos discursos político, médico e pedagógico. ... Cabia à Educação Física vinculada à Educação Escolar, o papel de contribuir para a formação dos corpos eugênicos e higiênicos.
Essas posições serão trabalhadas e desenvolvidas na aula de uma forma forma lúdica.
Em seguida apresentamos os elementos gímnicos, como saltos/saltitos, giros, flexibilidades, equilíbrios, formas de andar/correr, elementos acrobáticos, aparelhos e coreografia.
Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.
Os chamados elementos corporais são a base dos exercícios individuais e de conjuntos, que podem ser realizados em várias direções, planos, com ou sem deslocamento, em apoio sobre um ou dois pés e coordenados com movimentos de todo o corpo.
Na base fundamental da prática da ginástica, temos vários movimentos gerais envolvendo posições de equilíbrio, salto, rotação, inversão, estrelas, pontes, rodas e rolamentos.