A energia percorre um longo caminho até iluminar as residências, comércios, indústrias, hospitais, entre outros. Ela passa pelas linhas de transmissão até alcançar seu destino final, que são responsáveis por transmitir energia eletromagnética.
O melhor material condutor elétrico e também mecanicamente resistente é o cobre.
Além do atendimento ao mercado, o sistema de transmissão desempenha o importante papel de interligar os submercados de energia elétrica, permitindo a equalização dos preços da energia por meio da minimização dos estrangulamentos entre os submercados, possibilitando um despacho otimizado do parque gerador.
A corrente alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica por longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores, mas as primeiras experiências de transmissões foram feitas com Corrente contínua (DC).
A principal razão para utilizar o cobre em sistemas elétricos é sua excelente condutividade elétrica. O cobre apresenta a resistência elétrica mais baixa entre todos os metais não-preciosos. ... Outros metais têm menor resistividade, sendo, portanto, menos apropriados para o uso comercial.
Fios e cabos de cobre são capazes também de reduzir as perdas de energia e contribuir para a baixa de emissão de CO2. O metal possui grande resistência contra a deformação e a corrosão, o que aumenta a vida útil e a segurança dos produtos aplicados nas instalações elétricas.
Os fios elétricos são feitos de cobre por dentro, pois este é um bom condutor elétrico. E são feitos de plástico por fora pois este é um isolante, ou seja, mau condutor e impede o aquecimento do fio e um possível curto-circuito.
Os fios elétricos são feitos de cobre por dentro e de plástico por fora básicamente porque o cobre é o material que conduz a eletricidade, enquanto que o plástico é o material isolante, que serve como cobertura com a finalidade de que não exista uma interferência com outros materiais ou pessoas.
Um bom condutor é aquele que oferece a menor resistência para o fluxo da corrente. A energia elétrica é transmitida através dos condutores por meio do movimento dos elétrons livres que passam de átomo a átomo dentro do condutor. O cobre é considerado um bom condutor pois possui uma grande quantidade de elétrons livres.
Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.
prata
Resposta. Um mal condutor de calor seriapor exemplo materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor, pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral,são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico.
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.