A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.
Em psicologia e na ciência cognitiva, um esquema é uma estrutura mental que representa algum aspecto do mundo. As pessoas usam esquemas para organizar o conhecimento atual e providenciar uma base para compreensão futura. Exemplos de esquemas incluem estereótipos, papel social, visão de mundo e arquétipos.
Resposta. Resposta: Porque na segunda imagem mostra-se a reprodução do ser humano já na primeira a de bactérias.
Os esquemas familiares são uma subsérie de uma ampla gama de esquemas que o indivíduo desenvolve acerca de muitos aspectos da experiência de vida.
Para Piaget, no processo de maturação do cérebro, são produzidos os esquemas, definidos como moldes mentais em que colocamos nossas experiências Em outras palavras, esquemas são estruturas ou conceitos que usamos para interpretar e organizar as informações que recebemos.
A "estrutura cognitiva" de um indivíduo é, um complexo de esquemas de assimilação que, segundo Piaget, tendem a organizar-se segundo os modelos matemáticos de grupo e rede. Piaget considera tudo no comportamento (motor, verbal e mental) parte da ação.