O registro da ocorrência pela web depende do preenchimento correto de um formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica. Além de informações pessoais da vítima, são pedidos dados como local onde o crime aconteceu e características de um possível autor.
Caso a invasão resulte na obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industrias ou informações sigilosas, a pena é elevada de três a seis anos de reclusão e multa. O Código Penal estabelece atualmente que esse crime tem pena prevista de reclusão de seis meses a dois anos, e multa.
Crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo ou faz uso de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por cibercriminosos ou hackers que querem ganhar dinheiro.
Crimes praticados na internet devem ser notificados Ele conta que, em casos isolados, a responsabilidade de investigar o crime é de cada município. “Por exemplo, se aconteceu um crime apenas em Joinville, o caso será investigado pela polícia de lá.
O Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos (SRCC) é o setor da Polícia Federal do Brasil que lida com o crime cibernético.
Segundo Teixeira (2013), a competência do delegado de polícia é a de investigar os casos de crimes virtuais existentes nas redes sociais, fazendo assim a instauração do inquérito policial quando o polícia toma conhecimento do fato criminoso buscando apurar a autoria e a materialidade dos fatos contidos no inquérito.
Ministério da Justiça e Segurança Pública enfrenta crimes cibernéticos — Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O crime cibernético é todo crime que é executado online ou principalmente online. Isso pode incluir desde os roubos de identidade e outras violações de segurança mencionadas acima a crimes do tipo "pornografia de vingança", "cyberstalking", assédio, bullying e até mesmo exploração sexual infantil.
Entre eles, golpes e extorsões, nos quais os criminosos se utilizam do mundo virtual para ter acesso à vítima ou capturar informações, com as quais poderão obter vantagem. Também se encaixam crimes como exposição de imagens íntimas, invasão de computadores e ofensas (calúnia, injúria e difamação, por exemplo).
Como se prevenir de crimes cibernéticos
No Brasil há autoridades e grupos especializados em receber denúncias contra irregularidades cometidas na internet. No Brasil, os endereços abaixo estão disponíveis para o envio de denúncias: crime.internet@dpf.gov.br - E-mail da Polícia Federal para denúncias de crimes na internet.
Através do endereço www.prf.gov.br/acidente, o usuário envolvido em acidente sem vítimas obtém uma declaração eletrônica de acidente de trânsito (e-DAT), que substitui o boletim que vinha sendo elaborado pessoalmente pelos policiais rodoviários federais.
Nisso, estão incluídos: crimes políticos, previdenciários, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e violação de direitos humanos; Apurar outras infrações penais cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão regular, segundo se dispuser em Lei.
Você poderá denunciar um site Google se achar que ele viola uma ou mais Políticas do programa.
Abra a Google Play Store no seu smartphone Android e digite na barra de buscas o nome do aplicativo que você deseja denunciar. Em seguida, toque sobre ele na lista com os resultados. Passo 2. Role a tela da Play Store até o final e toque sobre a opção "Sinalizar como impróprio".
Para denunciar uma violação, siga estas etapas:
Preencha o formulário Denunciar um anúncio. Você receberá uma confirmação por e-mail depois de enviar o formulário. A denúncia será analisada e, se for o caso, tomaremos as devidas providências em relação ao anúncio.
Um ataque de phishing acontece quando alguém tenta induzir você a compartilhar informações pessoais on-line.
Conheça o passo-a-passo:
Sete dicas para descobrir se um site é falso e evitar golpes...
Entre com uma ação: com as provas em mão, a vítima pode buscar uma delegacia de registrar um Boletim de Ocorrência. Em seguida, deve registrar a fraude no Procon e também entrar com uma ação contra o autor no Juizado Especial de Civil (JEC), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.